Professores da UFOP contribuem com o Caderno 3: Ecologia e Sociedade na América Latina da SESUNILA

A professora Kathiuça Bertollo , diretora da ADUFOP, e o professor Rodrigo Nogueira escrevem um artigo sobre mineração/rompimentos - crimes das barragens e ensino superior público/universidades para o Caderno 3 - Ecologia e Sociedade na América - da Sesunila Seção Sindical Do Andes.

Clique aqui para conferir.

No Dia Nacional de Proteção das Florestas, a SESUNILA lança a terceira edição do Caderno SESUNILA. Este número faz parte da luta da SESUNILA EM DEFESA DE UM DEBATE CLASSISTA SOBRE AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS e registro do curso de formação “Educação para a Ecologia e Sociedade na América Latina” organizado pela SESUNILA em parceria com o SINPREFI, em 2019.

São 13 textos de nossos/as colegas da SESUNILA e outros que integram a base do ANDES a partir da ADUFF, da ADUFOP, da ADUFRJ e da APROFURG. O caderno também inclui uma curadoria de trabalhos de ARTISTAS VISUAIS DA AMÉRICA LATINA QUE PROBLEMATIZAM A EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E LUTAM PELA SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO. O último texto, relata a luta ambiental no ANDES, destacando as atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental.

Convidamos a todas e todos a se apropriarem do debate e do acúmulo do ANDES no debate ambiental, sobretudo num governo que usa a grave pandemia para “passar a boiada” da destruição e privatização da natureza. Afinal, é fundamental para nós, docentes organizadas/os coletivamente, avançarmos na compreensão de que A DEFESA DA NATUREZA É INDISSOCIÁVEL DA DEFESA DE UMA SOCIEDADE LIVRE DAS AMARRAS DO PATRIARCADO-RACISTA-CAPITALISTA. Face ao futuro incerto que se avizinha, é vital a luta sindical docente somar esforços com outras lutas populares na direção de decrescer, destecnologizar, desurbanizar, despatriarcalizar, desmercantilizar e descolonizar as nossas vidas e a sociedade.

#ForaBolsonaroeMourao

#RevogaEC95

#UniversidadePublica

#SUS

#QuemTemSindicatoNaoestaSozinhx

Fonte: SESUNILA