top of page

24 universidade federais já rejeitaram o Future-se


Os Conselhos Universitários de 24 instituições federais de ensino superior já manifestaram oficialmente a rejeição ao programa Future-se, do governo federal, até a última sexta-feira, 20. Diversas outras universidades federais constituíram grupos de trabalho para analisar o programa e encaminhar a discussão nos órgãos superiores.


O programa, que representa a extinção da Educação Pública Federal, foi apresentado pelo Ministério da Educação em 17 de julho. Desde então, tem sido repudiado pelas comunidades acadêmicas de quase todas as 68 federais, que vêm realizando assembleias conjuntas e debates sobre o tema.

Na UFOP, o Conselho Universitário (CUNI) aprovou em 21 de agosto parecer que indicou a REJEIÇÃO INTEGRAL ao Future-se , uma vez que este, irremediavelmente, fere cláusulas constitucionais ao dispor o patrimônio das instituições federais de ensino, que é da União, que é da sociedade, entregando-o à iniciativa privada.


Mobilização

Desde que o governo anunciou sucessivos cortes no orçamento da Educação Federal, docentes, estudantes e técnico-administrativos foram às ruas, junto com demais segmentos da sociedade, em defesa da educação.


Após o anúncio do Future-se, os setores da Educação realizaram um dia de paralisação nacional. Em 13 de agosto, milhares foram novamente às ruas em protesto contra os ataques à educação.


Para dar segmento à mobilização, foi definida uma nova greve, agora de 48 horas, nos dias 2 e 3 de outubro. Foi definido também um calendário de mobilização antecedendo a paralisação. Confira aqui.


Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , os estudantes estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de setembro contra o Future-se e o corte no orçamento da Educação Federal. O movimento estudantil reivindica também a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos) e a garantia de assistência a indígenas e quilombolas na universidade.

Confira as universidades federais nas quais os Conselhos Universitários já rejeitaram o Future-se

Universidade de Brasília (UnB) Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Federal do Cariri (UFCA) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Universidade Federal de Roraima (UFRR) Universidade Federal do Amapá (Unifap) Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Federal do ABC (Ufabc) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Com informações: ANDES-SN

Comentários


bottom of page