9º Conad Extraordinário do ANDES-SN começa segunda-feira (28)

Começa, na próxima segunda-feira (28), o 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que terá como tema "A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!". ​ Este será o segundo Conad extraordinário realizado pela internet, em decorrência da pandemia da Covid-19.


O encontro acontecerá até quarta-feira (30) e, além das plenárias de abertura, instalação e encerramento, terá três plenárias : Movimento Docente e Conjuntura, Plano de Lutas dos Setores e Questões organizativas e financeiras. Nessa última, será abordado o processo eleitoral do Sindicato Nacional, que está suspenso também devido à pandemia do novo coronavírus.


O caderno de textos do 9º Conad Extraordinário foi encaminhado às seções sindicais do ANDES-SN, através da Circular 307/2020. O Caderno de Textos é composto por contribuições da diretoria do ANDES-SN, das diretorias das seções sindicais e, também, de filiados ao Sindicato Nacional. O material é utilizado como subsídio às discussões e formulações preparatórias ao evento, bem como durante o Conad Extraordinário. O encontro atualizará o plano de lutas dos setores e irá aprovar as mudanças no calendário e no regimento eleitoral da entidade.


“A expectativa é que o 9º Conad Extraordinário possa fazer a atualização, mesmo diante dos limites do que é um evento virtual, dos principais elementos da luta dos setores, o que, inevitavelmente, abordará diversos aspectos da nossa luta geral. E que possamos, também, definir por um bom calendário para as eleições do ANDES-SN, de maneira a manter o princípio da deliberação pela base e a democracia desse sindicato”, comenta Eblin Farage, secretária-geral do ANDES-SN.


Eleições do ANDES-SN Diante da impossibilidade de realizar o processo eleitoral, conforme o calendário aprovado no 39º Congresso do ANDES-SN, o mesmo foi suspenso por indicação da Comissão Eleitoral Central (CEC), em acordo com as chapas inscritas.​ A partir dessa decisão, a diretoria da entidade convocou o 8º Conad Extraordinário, realizado via internet, para que a base do sindicato pudesse se posicionar e deliberar pela prorrogação do mandato da atual diretoria. O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e as deliberações acerca do processo eleitoral foram precedidas pelo debate de conjuntura.


Os delegados e as delegadas do 8ª Conad Extraordinário aprovaram a prorrogação do mandato da atual Diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais até 90 dias. Decidiram, ainda, que a CEC seria responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral, tão logo seja possível a realização de eleições sindicais, a partir do diálogo com as duas chapas concorrentes ao pleito; e que a Diretoria Nacional do ANDES-SN convocaria um novo Conad Extraordinário, até setembro deste ano, para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral recomposto.


Confira aqui o Caderno de Textos do 9º Conad Extraordinário


Fonte: ANDES-SN

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018