ADUFOP em campanha contra o trabalho voluntário docente



A questão de professores voluntários nas universidades públicas é hoje uma das alternativas que vem sendo usada com a justificativa da crise. O trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9608/1998 e vem sendo amplamente utilizado nas instituições de ensino superior públicas.


O trabalho docente voluntário na UFOP foi regulamentado pela Resolução CUNI nº1780, em dezembro de 2015. A ADUFOP encaminhou ofício à Pró-reitoria de Administração (PROAD) pedindo esclarecimento sobre o número de professores voluntários que atuam na universidade. A PROAD informou que são 12 professores voluntários ativos e que, além destes, outros 102 voluntários possuem cadastro na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e registro em processo interno mas, no momento, não desenvolvem atividades na Instituição, ou seja, estão inativos. A Pró-Reitora de Administração, Professora Rita de Cássia Oliveira, ressalta que eles fizeram mudanças no trâmite do processo com vistas a aprimorá-lo e torná-lo mais criterioso.


A lógica do voluntariado é perversa e visa atacar os trabalhadores. É um benefício enorme, não para nós, mas para os próprios governantes. Contratando professores voluntários, abre-se mão dos concursos públicos. É mais um golpe que ataca a categoria com a justificativa da falta de professores pelos cortes orçamentais e representa uma possibilidade de suprir essa necessidade, num esquema de flexibilização visível do trabalho docente, tanto do ponto de vista legal quanto da exploração do trabalho.


É importante destacar a importância da mobilização contra os ataques do governo federal, se não houver um processo de resistência, que envolva toda a comunidade acadêmica e as entidades, ADUFOP e ASSUFOP, as universidades vão se tornando lugares cada vez mais fáceis para o processo privatização.


A ADUFOP se coloca em oposição ao trabalho voluntário da categoria, assim como ANDES-SN. Somos contra a precarização do trabalho na Instituições Federais de Ensino, contra a contratação de professores voluntários.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018