ANDES-SN participará do FSM 2021, que terá como tema Mundo pós-covid-19

20ª edição do Fórum Social Mundial será online e terá início no próximo sábado (23)


Como será o mundo no período pós-covid-19? Esse será o tema central da 20ª edição do Fórum Social Mundial, que acontece a partir deste sábado (23). A programação deste ano será composta por debates online, que abordarão temas como justiça social, meio ambiente e democracia. O ANDES-SN participará de dois painéis, nos dias 26 e 27 de janeiro.


Completando duas décadas neste ano, o Fórum Social Mundial será realizado pela primeira vez online, seguindo o protocolo de realização de eventos durante a pandemia. Criado no Brasil em 2001, o FSM é responsável por promover políticas públicas em diversos países.


A tradicional marcha de abertura que inaugura todas as edições do FSM será substituída por um evento virtual, com exibição de vídeos de lutas sociais no planeta. Também ocorrerá um painel global sobre o tema “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã”, com a participação de conferencistas e ativistas de todo o mundo.


Na sequência, serão realizados seis dias de discussões, de 24 a 29 de janeiro, com seis painéis centrais temáticos: Paz e Guerra; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; Feminismo, Sociedade e Diversidade; Povos Originários e Ancestrais; Justiça Social e Democracia; e Clima, Ecologia e Meio Ambiente. Os debates ocorrerão entre as 14h e 16h.


Já no dia 30 será a vez das assembleias autônomas dos movimentos. E, no dia 31, acontecerá a realização das Ágoras de Futuros, que irão definir as lutas sociais para o próximo período, e a cerimônia de encerramento, que também anuncia a próxima edição do Fórum, planejada para o México, mas ainda sem data definida em função da pandemia.


ANDES-SN no FSM 2021 O ANDES-SN irá participar dos painéis “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira”, no dia 26, a partir das 17h e “A centralidade da luta antirracista e anticisheteropatriarcal na contemporaneidade pandêmica e pós pandêmica e o papel das Universidades, Ifs e Cefets”, no dia 27, a partir das 18h30. Todos os painéis serão retransmitidos na página do ANDES-SN no Facebook e no canal no Youtube. O Fonasefe também participará de uma mesa do Fórum no dia 26, às 10 horas.


Zuleide Fernandes Queiroz, 2ª vice-presidenta do ANDES-SN, ressalta que a participação do Sindicato Nacional e da categoria docente no Fórum Social Mundial é fundamental para garantir o apoio irrestrito à luta internacional da classe trabalhadora, além de acumular o debate e ação com os demais movimentos no Brasil na luta por vacina para todas e todos, pelo direito à educação pública, gratuita e de qualidade e, também, pelo Fora Bolsonaro.


“É importante salientar que os temas do FSM desse ano envolvem diretamente toda a política do ANDES-SN e a nossa centralidade da luta, como Paz e Guerra, Justiça econômica, educação e cultura, feminismo, diversidades, povos originários e ancestrais, ecologia. O ANDES-SN tem acompanhado todos esses temas a partir dos seus grupos de trabalho e aprovado ações envolvendo essas temáticas nos seus congressos e nos conads. E, nesses dias, nós vamos discutir a atuação desses GTs e o acúmulo que nossa categoria tem feito acerca dessas pautas ao longo dos anos”, destaca.


A diretora do ANDES-SN lembra ainda que o FSM é uma importante ferramenta de mobilização internacional da classe trabalhadora. “Quando o FSM surge em 2001, ele nasce para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial, que já vinha atuando desde 1971, em Davos, na Suíça, cujas reuniões anuais também acontecem no final de janeiro. Então, a realização do FSM no mês de janeiro é uma forma de nos contrapormos ao que está acontecendo mundialmente. E de denunciarmos como esses países ricos negociam e estabelecem políticas para o mundo, sem qualquer diálogo com a classe trabalhadora mundial e suas necessidades concretas”, acrescenta.


Como participar Para participar do FSM virtual, de 23 a 31 de janeiro de 2021, é necessário criar uma conta de usuário com Login e Senha no site oficial https://wsf2021.net/, confirmar alguns dados de acesso às informações e atividades, cadastrar iniciativas.


Fonte: ANDES-SN com informações da Rede Brasil Atual