top of page

Assembleia Geral ADUFOP aprova intensificação das mobilizações pela campanha salarial

Atualizado: 11 de mar.

Assembleia Geral ADUFOP aprova intensificação das mobilizações locais e nacionais pela campanha salarial 2024 e em defesa da educação pública


Em assembleia realizada na última terça-feira, dia 15 de agosto, no Auditório da Escola de Farmácia, no campus do Morro do Cruzeiro em Ouro Preto, as/os docentes da UFOP aprovaram por unanimidade intensificar as mobilizações locais e nacionais para a campanha salarial de 2024 e em defesa da educação pública. Além disso, aprovaram a reafirmação dos GTs existentes na ADUFOP e a instituição do GT Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA).



Davi Perez, 1ª tesoureiro da ADUFOP, iniciou a Assembleia com alguns informes, incluindo o Debate "Novo Ensino Médio: quais as consequências para o ensino superior?" com Virgínia Fontes, historiadora com doutorado em Filosofia Política, realizado em 8 de agosto, e a participação da ADUFOP na I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular na UFOP, entre os dias 9 e 11 de agosto.


No segundo ponto de pauta Joana Amaral, presidenta da entidade, apontou alguns pontos sobre a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Destacou que as propostas iniciais do Fonasefe são: recomposição das perdas históricas dos salários das servidoras e dos servidores; equiparação dos benefícios recebidos pelas servidoras e pelos servidores do Executivo com os outros poderes; abertura de negociações sobre carreira, permitindo a cada categoria corrigir distorções; "revogaço" de todas as medidas contrárias aos interesses do serviço público e dos servidores públicos federais.


Em discussão, a categoria avaliou a reabertura da MNNP e o resultado da última reunião da mesa (10/08), na qual o Governo Federal não apresentou resposta à reivindicação de recomposição salarial a partir de 2024. A presidenta da ADUFOP explicou que a proposta apresentada conjuntamente pelo Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais contém os índices pleiteados (39,92%) e também uma proposta de escalonamento para a reposição das perdas acumuladas. Os docentes aprovaram por unanimidade a intensificação das mobilizações locais e nacionais para a campanha salarial de 2024 e em defesa da educação pública, contra o sucateamento das universidades. A posição será levada pela ADUFOP para a Reunião dos Setores da IFES, nos dias 19 e 20 de agosto, na sede do ANDES-SN, em Brasília.


Davi Perez ressaltou que "os processos de mobilização vão além da categoria docente, dialogando com a comunidade universitária como um todo e também com a sociedade em geral. Nesse sentido, é importante articular essas pautas mais específicas da categoria, tanto com a denúncia do projeto de universidade do grande capital, quanto com o acúmulo que o ANDES-SN tem no debate da universidade socialmente referenciada. Um acúmulo que o Sindicato Nacional tem no sentido de se contrapor a esse avanço do capital, de combater o sucateamento das universidades e de combater a produção de conhecimento a serviço do capital, contrapondo isso a um outro projeto de universidade, que não pode ser efetivado sem lutar por outro projeto de sociedade."


A mesa fez um resgate histórico dos Grupos de Trabalho (GTs) da ADUFOP e do ANDES-SN. Em 2018, em Assembleia Geral da ADUFOP, foram instituídos os seguintes GTs: Carreira (GTCarreira), Ciência e Tecnologia (GTCeT), Política Educacional (GTPE), Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e Política de Formação Sindical (GTPFS). Em 2022, em Assembleia, a categoria deliberou sobre a composição do GT de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA). Em discussão, os docentes aprovaram a reafirmação dos GTs existentes, a instituição do GT Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) e a vinculação de ações locais com reuniões centrais dos GTs em âmbito Nacional. Também foi aprovada a ampla divulgação dos GTs.


A composição dos GTs ficou estabelecida da seguinte forma:

GTCarreira - Rodrigo Nogueira (DEARQ), Clarissa Rodrigues (DEQUI);

GTCeT - Alessandra Souza (DESSO), Davi Perez (DESSO);

GTPE - Clarissa Rodrigues (DEQUI), Cristina Maia (DEBIO), Rodrigo Nogueira (DEARQ);

GTPCEGDS - Erisvaldo Santos (DEEDU), Gabriela Gomes (DEMUL), Kathiuça Bertollo (DESSO);

GTPFS - Kathiuça Bertollo (DESSO), Rodrigo Ribeiro (DESSO);

GTPAUA - Kathiuça Bertollo (DESSO), Joana Amaral (DENCS);

GTSSA - Eva Bessa (DEENP), Kathiuça Bertollo (DESSO);

GTCA - Rodrigo Ribeiro (DESSO), Kathiuça Bertollo (DESSO), Larissa Lana (Jornalista).



Caso tenha interesse em participar de algum deles, encaminhe um e-mail para comunicacao@adufop.org.br com o seu nome, departamento e grupo de trabalho.

Comments


bottom of page