Em assembleia realizada na última segunda-feira, 25 de novembro, na sede da ADUFOP, as/os docentes aprovaram a delegação da entidade para o 43º Congresso do ANDES-SN. Além disso, aprovaram a renovação do contrato com a Unimed com reajuste de 37% sobre o plano de saúde, mantendo a coparticipação de 20%. A Assembleia teve transmissão ao vivo no local de trabalho – ICEA, campus João Monlevade.
O 43º Congresso do Sindicato Nacional será realizado na cidade de Vitória (ES), sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025. O evento, instância máxima de deliberação da categoria, terá como tema central “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”.
A delegação eleita por unanimidade foi: Rodrigo Ribeiro, como delegado da Diretoria; Joana Amaral, Kathiuça Bertollo, Rodrigo Nogueira, Marlon Garcia, Eva Bessa, Wagner Curi e Paulo Assis como delegadas/os de base.
Durante os informes, a mesa fez uma breve avaliação dos debates "Do Aquilombamento à Valorização da Cultura Afro-brasileira: Contribuições para a Promoção de uma Educação Antirracista" com a participação de Jacyara Paiva (Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e diretora do ANDES-SN) e Leopoldo Soares (Professor da Universidade Mackenzie). As atividades foram realizadas em João Monlevade (18) e Mariana (19). Em breve, a gravação do debate realizado em Mariana será disponibilizada em nosso canal do Youtube.
A Diretoria também destacou a primeira confraternização realizada pela ADUFOP e pelo Sindicato ASSUFOP no ICEA, em João Monlevade. A festa aconteceu no último sábado (23), ), reunindo docentes, técnicos/as, terceirizados/as e anistiados da UFOP. Wagner Curi, diretor do Instituto, agradeceu a ADUFOP pela iniciativa.
Além disso, a mesa reforçou o convite para a Confraternização de 42 anos da ADUFOP que será na próxima sexta-feira (29), a partir das 19h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
O terceiro ponto da pauta tratou sobre o reajuste do Plano de Saúde (UNIMED). Foi aprovada a renovação do contrato com o reajuste de 37%, mantendo a coparticipação de 20%.
A diretoria expôs todo o duro processo de negociação com a UNIMED neste ano, que reduziu sua proposta inicial de 42,75% de reajuste (com base na sinistralidade e o IPCA), mas foi reticente e não se mostrou disposta na renovação do contrato com menor reajuste mantendo a coparticipação em 20%. As diretorias da ADUFOP, do ASSUFOP e do SINASEFE-IFMG também se reuniram com outros planos de saúde, como a CASU e o AGROS. No entanto, os valores apresentados pelas seguradoras ainda são superiores aos do plano da UNIMED, mesmo com o reajuste de 37%.
Durante o debate, foi avaliado que o adoecimento das/os trabalhadoras/es da UFOP tem se aprofundado, com o sucateamento da saúde pública, com a intensificação do trabalho e com os reajustes insuficientes nos salários, o que contribui com a maior busca pelos serviços de saúde.
Foram encaminhadas as seguintes questões: possibilidade de auditoria externa nas contas da UNIMED para 2025; continuidade do diálogo com a CASU, AGROS e outras empresas; e a politização do debate sobre o adoecimento dos/as docentes, sucateamento do SUS e os reajustes salariais insuficientes.