Assembleia Geral ADUFOP elege delegada e observadores para 13º CONAD Extraordinário

Assembleia Geral ADUFOP elege delegada e observadores para 13º CONAD Extraordinário e discute sobre retorno presencial



A diretoria da ADUFOP realizou ontem (07/10/2021) Assembleia Geral Online. A Assembleia foi presidida pela professora Kathiuça Bertollo e secretariada pela professora Joana Amaral, respectivamente presidente e primeira secretária da entidade.


A professora Kathiuça iniciou a plenária saudando os/as docentes e a equipe de trabalho da entidade. Em seguida, a professora Joana Amaral informou sobre a continuidade da atuação da ADUFOP na Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração (FLAMa-MG). A FLAMa surgiu no início de 2020 como uma frente ampla, formada por diversas categorias, para unir forças no combate à mineração predatória. A FLAMa e membros do Jornal A Sirene tem realizado reuniões junto à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) em busca de projetos que contemplem a população atingida

e contribuam na existência do Jornal A Sirene.


Joana também comunicou aos docentes que esteve em Brasília, entre os dias 20 e 24 de setembro, participando das ações contra a PEC 32 junto a outras entidades e seções sindicais. Nesta semana, a professora Clarissa Rodrigues está participando das mobilizações em Brasília. A secretaria da ADUFOP encaminhou aos sindicalizados a Circular nº 372/2021 com orientações caso algum docente queira contribuir nas manifestações.


A ADUFOP junto a outros sindicatos, movimentos sociais e partidos vem construindo atos Fora Bolsonaro nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Além disso, em Ouro Preto, tem apoiado o Acampamento Fora Saneouro.


A professora Joana também convidou os docentes a participarem da Chamada Cultural. Desde o início da pandemia, a ADUFOP tem publicado toda semana sugestões de livros, filmes, músicas, etc. Os docentes que quiseram fazer indicações devem encaminhar mensagem pelo Instagram ou pelo e-mail comunicacao@adufop.org.br


A ADUFOP tem participado junto ao sindicato ASSUFOP, a FAMOP (Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto) e outras entidades da ação Unidos pela Vida em Ouro Preto doando kits de higiene e alimentação para famílias não cadastradas nos programas de auxílio do governo federal.


A próxima live do Ciclo de Debates ADUFOP será em 20 de outubro, quarta-feira, às 17h, no Facebook da entidade, com a participação do Professor Gilberto Calil, Presidente da Adunioeste. O tema será Pandemia e impactos na educação. Durante a live, a Diretoria da ADUFOP fará o lançamento da Cartilha sobre o trabalho docente na UFOP durante a pandemia.


A Assessoria Jurídica da ADUFOP informou sobre a Instrução Normativa do nº 90 que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) quanto ao retorno gradual e seguro ao trabalho em modo presencial dos servidores e empregados públicos.


O segundo ponto de pauta, foi a escolha do/a delegado/a e observadores/as para o 13º CONAD Extraordinário. O encontro terá como tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. O encontro será online nos dias 15 e 16 de outubro. A professora Kathiuça Bertollo iniciou o debate falando sobre as propostas de Texto Resolução (TR). Após o debate foi eleita a delegação da ADUFOP. A professora Clarissa Rodrigues foi eleita como delegada; o Professor Rodrigo Ribeiro como observador/suplente de delegada; e o professor Rodrigo Nogueira como observador.


A Assembleia também discutiu sobre as respostas da pesquisa sobre o Trabalho docente na pandemia da COVID 19 na UFOP. O Professor Rodrigo Ribeiro, tesoureiro da entidade, fez uma apresentação de alguns resultados do formulário. A Cartilha com todas as informações coletadas e sistematizadas será lançada no próximo Ciclo de Debates, 20 de outubro, às 17h, no Facebook da ADUFOP.


A Diretoria da ADUFOP reforçou o convite aos docentes para potencializar as lutas contra a PEC 32 e pelo Fora Bolsonaro em âmbito local e nacional, seguindo as recomendações do ANDES-SN.