Associação docente da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas decide ser uma nova seção sindical do ANDES-SN
Na última na última quinta-feira (13), professores e professoras da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas deliberaram que a sua associação de docentes (Apro-Uncisal) será uma Seção Sindical do ANDES-SN. Durante a assembleia, também foi aprovado o regimento da nova seção sindical do Sindicato Nacional.
De acordo com o presidente da Apro-Uncisal, Jarbas Nunes, desde a concepção da associação docente, havia o entendimento da necessidade de se filiar a uma entidade nacional e a decisão em ser uma seção sindical do ANDES-SN se deu pelo histórico de luta e pela representatividade do Sindicato Nacional.
Segundo Nunes, é perspectiva da gestão transformar a associação num sindicato classista, por isso, a categoria da Uncisal acredita que estará mais forte por ter uma entidade maior os representando. Além disso, há a possibilidade de participar de outras lutas, para além das setoriais e locais.
“A gente espera que, com essa filiação, estejamos mais juntos de pautas que envolvem a classe dos docentes, que o sindicato fique mais forte localmente, para as lutas locais, e a gente espera, também, uma maior participação dos docentes na vida sindical. Estamos aqui para somar, para estar juntos, construindo um movimento sindical forte nessa perspectiva”, acrescentou o presidente da nova seção sindical do ANDES-SN na Uncisal.
Lutas locais Uma pauta específica da categoria na universidade é a mudança de carga horária, o que depende de decisão do governo estadual. Vários docentes e várias docentes reivindicam a jornada de 40 horas, em regime de dedicação exclusiva, porém sem êxito até o momento.
A Dedicação Exclusiva como regime prioritário é uma pauta histórica do ANDES-SN e reivindicada em diversas universidades, especialmente aquelas estaduais. “A entrada [da Apro-Uncisal] no ANDES-SN reforça essa luta, pois junta-se forças para fazer avançar os direitos e as condições de trabalho dos docentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Avaliamos como extremamente importante a filiação da Apro-Uncisal como Seção Sindical do ANDES-SN. Com a certeza, saímos desse processo sempre muito mais fortes. O nosso sindicato sai fortalecido quando uma associação docente entende e decide por se integrar filiar ao ANDES-SN”, comentou Marcos Tavares, ex-1º vice-presidente da Regional Nordeste 3 do ANDES-SN, que acompanhou o processo de aproximação da categoria na Uncisal ao Sindicato Nacional.
Uncisal Criada em 1968, como Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) oferece dez cursos superiores e conta, ainda, com uma escola técnica e oito unidades assistenciais ou de apoio assistencial.
Fonte: ANDES-SN *Foto: Apro-Uncisal
Comments