top of page

Audiência na Câmara dos Deputados discute privatização de área pública da UFRJ

A situação de parte do campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cedido à iniciativa privada, será objeto de debate em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (21). Convidado, o ANDES-SN estará representado pela presidenta Rivânia Moura.



A cessão de parte da área pública da universidade aconteceu em fevereiro deste ano no âmbito do Projeto de Valorização do Patrimônio da UFRJ que prevê a entrega de 15 mil m² da área onde hoje funcionam projetos de extensão, ligados a desportos, atividades culturais e de saúde mental, para a construção do Equipamento Cultural Multiuso (ECM), por um período de no mínimo 30 anos.


Na justificativa do requerimento para realização da audiência pública, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) argumenta ter percebido “diversas ilegalidades nos processos de concessão que têm sido realizados, o que pode comprometer a integridade da universidade e prejudicar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão”.


Além da presidenta do ANDES-SN, foram convidadas a compor a mesa do debate: Marinalva Oliveira, do Movimento UFRJ Não Está à Venda; Isadora Camargo, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata da UFRJ; Waldir Ramos, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Vantuil Pereira, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Carlos Vainer, coordenador da Rede de Observatórios de conflitos Urbanos e do Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual da UFRJ; Marta Batista, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ); Antônio Neto, da coordenação da Fasubra. Participam remotamente da audiência: Silvio Tendler, cineasta; e Lucélia Santos, atriz, diretora e produtora cultural.


O ANDES-SN transmitirá a audiência pública em suas redes sociais e no canal do Sindicato no YouTube, a partir das 13h30 da quarta-feira (21). Acesse aqui.


Fonte: ANDES-SN

Comments


bottom of page