Carta aos/às docentes

A direção da ADUFOP tomou conhecimento do OFÍCIO PROGRAD/REITORIA-UFOP n.º 5619/2021, de 07 de outubro de 2021, enviado às Direções de Unidades Acadêmicas e Chefias de Departamento. Em síntese, referido ofício solicita que os professores direcionem ao Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19, via formulário eletrônico, a relação de componentes curriculares obrigatórios que serão ofertados presencialmente de forma adaptada no semestre letivo 2021/2 - Atividade Prática Presencial Adaptada (APPA).


Além disto, pelo conteúdo do OFÍCIO PROGRAD/REITORIA-UFOP n.º 5619/2021, avaliamos que há uma delegação equivocada das atribuições da administração da UFOP. Em vez de orientar as unidades, chefias e docentes, a PROGRAD solicita informações que perpassam por decisões que extrapolam a competência desses órgãos e das(os) professoras(es).


Para sanar as questões pertinentes que entendemos atingir de forma efetiva o trabalho docente, encaminhamos ofício à reitoria solicitando esclarecimentos. Dentre os questionamentos, listamos:


1 – Está ocorrendo comunicação sobre as expectativas de retorno presencial com o segmento dos técnicos administrativos em educação e discentes? As entidades representativas estão sendo cientificadas?


2 – Quais critérios devem ser adotados para oferta de disciplinas presenciais, considerando demandas e organização interna institucional que extrapolam as competências das unidades acadêmicas tais como alunos com comorbidades, ocupação total máxima permitida nos espaços comuns da UFOP e nos espaços internos das unidades?


3 – Foram estabelecidas medidas efetivas para controle da propagação do contágio? Será realizada testagem da comunidade acadêmica? Será exigida a imunização completa com duas doses de vacina contra o COVID e nos casos de idade superior a 60 anos e comorbidades, três doses?


4 – O período letivo de 2021/2 será estruturado em somente 13 semanas? Isso não irá gerar mais prejuízo acadêmico e didático-pedagógico?


5 – Em sendo necessária a oferta de disciplinas na modalidade presencial e remota, a(o) docente terá que duplicar sua carga horária?


Dessa forma, a ADUFOP solicitou um agendamento de reunião com a equipe gestora da UFOP para dirimir dúvidas e ofertar esclarecimentos à categoria docente acerca dos procedimentos preparatórios para o retorno presencial das aulas. Aguardamos o retorno da Reitoria para repassar as respostas aos questionamentos aos docentes.


A ADUFOP está atenta e preocupada com os encaminhamentos que podem ser assumidos e reafirmados na UFOP a partir de um próximo calendário letivo, a contar do início do próximo ano. Já temos elementos suficientes, a partir de dados coletados em levantamento junto às e aos docentes, do que tem sido a dinâmica do ensino remoto nestes três semestres, do que estamos acompanhando nas demais instituições de ensino quando da implantação do ensino presencial sem condições sanitárias adequadas, dentre outros, para considerar que questões urgentes devem ser qualificadas no formato do ensino remoto, bem como, que a pauta do retorno presencial requer diálogo efetivo entre a reitoria e a comunidade acadêmica, além de medidas práticas.


Ouro Preto, 19 de outubro de 2021.

Diretoria da ADUFOP. Gestão 2021-2023