top of page

CLGs Docente das Universidades Mineiras realizam reunião com FAPEMIG

Na manhã de terça-feira, 21 de maio, estiveram na FAPEMIG representantes dos Comandos Locais de Greve Docente (CLGs) das Universidades Mineiras para reunião com o presidente da fundação, professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira e com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Marcelo Gomes Speziali.



Na reunião, os representantes dos CLGs apresentaram à FAPEMIG a situação das universidades federais e estaduais mineiras em relação às reivindicações dos movimentos grevistas federal e estadual. Também foram apresentadas aos gestores demandas referentes aos editais em período de submissão e aqueles em andamento, com prestação de contas técnica e financeira previstos para 2024 e 2025.


A FAPEMIG acolheu as reivindicações de alargamento de prazos do Edital CHAMADA PÚBLICA FAPEMIG 003/2024 – PESQUISA PARA ATENÇÃO À SAÚDE, com o compromisso de negociar a reivindicação junto à Secretaria de Saúde do Estado, visto que o edital é proposto em parceria.


Sobre o edital CHAMADA FAPEMIG 09/2024 – FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES, a representação do CLG da ADUEMG, Túlio Lopes, solicitou a manutenção do edital sem alterações do cronograma, uma vez que este é hoje o ÚNICO fomento dos quais os docentes da UEMG dispõem para financiamento de seus projetos.


Em relação à prestação de contas de projetos em editais já em andamento (CHAMADA FAPEMIG 01/2023 – DEMANDA UNIVERSAL; CHAMADA FAPEMIG 011/2022 – APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO EM INTERFACE COM A PESQUISA e CHAMADA FAPEMIG 06/2023 – CIÊNCIA POR ELAS: FOMENTO À PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E COLABORAÇÃO INTERNACIONAL) foi discutida e acolhida a possibilidade de o docente proponente listar a greve como justificativa de não desenvolvimento parcial ou final da proposta, podendo inclusive fazer a solicitação de extensão do prazo do termo de outorga, dentro dos termos já contidos no Manual do Pesquisador.



Ainda, os CLGs obtiveram o compromisso de a FAPEMIG, por meio de sua comunicação com as universidades mineiras, possa avaliar o alargamento de prazos de submissão no edital de CREDENCIAMENTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – PIBIC – PORTARIA PRE Nº 046/2023, no entendimento de que o movimento paredista possa reduzir a demanda de projetos, proporcionando assim oportunidades a efetivamente todos e todas docentes que desejarem submeter propostas.


Participaram da reunião representantes dos CLGs da ADUFOP, Joana Amaral; da APUBUFMG, Bruno Bechara; da ASPUV, Antônio Natalli; do SINDCEFET, Anselmo Paulo Pires e da ADUEMG, Túlio Lopes. A pauta da reunião foi previamente discutida e acordada com CLGs da APES (UFJF), da ADUFTM (UFTM), da ADUFU (UFU), da ADUFLA (UFLA), ADUFVJM (UFVJM).


Fotos: Reprodução

Comments


bottom of page