Conselho de Representantes aprova prestação de contas da ADUFOP e 1ª fase da reforma da sede

A ADUFOP realizou ontem (09) Reunião do Conselho de Representantes da entidade. A pauta foi: Prestação de contas, Reforma da Sede e Informes. Participaram 3 conselheiros e 4 membros da diretoria.


Os representantes da CTC Contabilidade, que prestam serviço contábil à ADUFOP há mais de 30 anos, apresentaram os balancetes e o balanço patrimonial analítico de janeiro a julho, bem como, a conciliação de saldos, receitas, despesas e investimentos especificando os lançamentos. Após análise e esclarecidos os registros realizados pela entidade, os conselheiros aprovaram por unanimidade a prestação de contas. Toda a documentação contábil comprobatória está disponível na sede da ADUFOP e os balancetes estão disponíveis no site, na aba “Prestação de Contas”.

Sobre o segundo ponto da pauta, Kathiuça Bertollo, presidente da ADUFOP, destacou que a entidade já tem informado em suas Assembleias sobre a necessidade da reforma da sede. A reforma visa adequá-la para melhor atender as/os sindicalizadas/os, os movimentos sociais da região, etc. Os conselheiros aprovaram por unanimidade uma proposta que engloba a elaboração de projeto arquitetônico para a reforma, desenho técnico para submissão aos órgãos competentes até a emissão do alvará de construção. Após essa primeira fase, será lançado um edital público para contratação de uma empresa para realizar a obra. Esta questão será em momento oportuno, deliberada em Assembleia Geral.

Em seguida, a presidente da entidade informou aos conselheiros presentes sobre a leitura da “Carta em Defesa da Democracia” amanhã (11), nas escadas da Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), às 11h30, com a presença do professor Marcelo Donizete, diretor da ADUFOP. Também comunicou que haverá um ato, construído pelos estudantes de Mariana, no Terminal Turístico, às 17h, “Dia do Estudante é Dia de Luta!”


Recordou que, em Assembleia da categoria foi aprovada a deliberação da construção de uma Assembleia Universitária. Ao dar encaminhamentos a esta deliberação, a entidade buscou articulação com o Sindicato ASSUFOP e o DCE. As entidades apresentaram via ofício e reunião esta demanda à reitoria, que recusou a proposta. Para dar encaminhamento à deliberação, a alternativa será a realização de uma Assembleia Conjunta das entidades, em que será convidada a Reitoria para tratar de assuntos relevantes à comunidade acadêmica, tais como: questões orçamentárias, Reuni Digital e assistência estudantil, dentre outros pontos. Dessa forma, a diretoria da ADUFOP e representantes das demais entidades da UFOP estão organizando essa Assembleia com previsão de acontecimento ainda no mês de agosto. O local e o horário serão divulgados em breve.


Kathiuça ainda ressaltou que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, o 14º CONAD Extraordinário, com o tema central “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central”. Expressou também a importância da construção de debates sobre o tema pela Regional Leste do ANDES-SN, a qual a ADUFOP, questão que será pautada nos espaços deliberativos da entidade.


Importante demarcar que esta foi a primeira reunião presencial do Conselho de Representantes desde a posse da atual diretoria e Conselho.


Confira algumas fotos: