top of page

Conselho de Representantes aprova prestação de contas da ADUFOP e designa Comissão Eleitoral

Conselho de Representantes aprova prestação de contas da ADUFOP e designa Comissão Eleitoral para as eleições da entidade


A ADUFOP realizou na última sexta-feira (10), Reunião do Conselho de Representantes da entidade. A pauta foi: Apresentação de balancetes com a prestação de contas da ADUFOP de agosto a dezembro de 2022; Análise de Conjuntura; Eleições ADUFOP e ANDES-SN - Dias 10 a 11 de maio de 2022; Prorrogação do mandato da Diretoria da ADUFOP para o período de 04 de maio a 05 de junho de 2023; Designação pelo Conselho de Representantes da Comissão Eleitoral para as eleições ADUFOP / Biênio 2023 - 2025.


Os representantes da CTC Contabilidade, que prestam serviço contábil à ADUFOP há mais de 30 anos, apresentaram os balancetes e o balanço patrimonial analítico de agosto a dezembro de 2022, bem como, a conciliação de saldos, receitas, despesas e investimentos especificando os lançamentos. Rodrigo Ribeiro, 1º tesoureiro da entidade, esclareceu que durante este período a maior despesa se deu na campanha de comemoração dos 40 anos da entidade, com a realização da festa no mês de dezembro de 2022, cujo gasto total foi de cerca de 151 mil reais, as lembranças que foram entregues aos/às associados/as, como: caneca, camiseta, produção do caderno de textos e do Documentário dos 40 anos da ADUFOP.

Além disso, foi informado sobre um conjunto de despesas relacionadas às lutas da categoria (viagens para Brasília às reuniões de setores do ANDES, eventos e atos), como o movimento que conseguiu derrubar a reforma administrativa (PEC 32) no ano passado. Além disso, em âmbito local outros movimentos e atividades foram auxiliadas, como: as lutas pelo Fora Saneouro em Ouro Preto; atividades da Frente Mineira de Luta dos Atingidos e Atingidas pela Mineração (FLAMa); a publicação de livro em parceria com demais seções sindicais do ANDES-SN pela Editora Expressão Popular; apoio ao Jornal A Sirene; à Bateria Carabina; ao Congresso da União Municipal dos Estudantes (UMES) de Ouro Preto; à Federação Nacional de Estudantes do Ensino Técnico (FENET); ao Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFOP); e cestas básicas para o Coletivo “De mãos dadas”.


Após análise e esclarecidos os registros realizados pela entidade, os/as conselheiros/as aprovaram por unanimidade a prestação de contas. Toda a documentação contábil comprobatória está disponível na sede da ADUFOP (à disposição de qualquer docente interessado/a) e os balancetes estão disponíveis no site, na aba “Prestação de Contas”.

No segundo ponto da pauta, Kathiuça Bertollo, presidente da ADUFOP, informou sobre a campanha de recomposição salarial da categoria. As entidades que constroem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), do qual o ANDES-SN faz parte, estão em diálogo com o Governo Federal. Já foram realizadas três mesas de negociação com o Governo, sendo que a última aconteceu na tarde da sexta-feira (10) e no momento da reunião do Conselho de Representantes ainda não havia chego à ADUFOP informações oficiais sobre a contraproposta do Governo. Kathiuça também destacou a importância da participação da base na próxima Assembleia Geral ADUFOP, que será realizada na quarta-feira (15), na qual será discutido o posicionamento da entidade sobre as negociações. Saiba mais sobre a reunião de negociação (clique aqui). A professora também destacou a importância da participação da ADUFOP no 41º Congresso do ANDES-SN, realizado em Rio Branco, Acre, entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2023. Durante o Congresso, foi aprovada a desfiliação da CSP-Conlutas e pela primeira vez na história do Sindicato Nacional, quatro chapas se inscreveram com o objetivo de participar da eleição para nova diretoria do ANDES-SN, biênio 2023-2025.


No terceiro ponto da pauta, Eleições ADUFOP e ANDES-SN - Dias 10 a 11 de maio de 2023, a presidente da ADUFOP relembrou que historicamente as eleições da ADUFOP e do ANDES-SN são realizadas nas mesmas datas. Durante a pandemia, as datas foram alteradas tanto em nível nacional como local, havendo prorrogação de mandatos nos dois âmbitos para melhor adequar e enfrentar tal contexto pandêmico.


Neste próximo momento eleitoral, retomando a votação presencial nos dois âmbitos, a prorrogação do mandato local se dá para fins de conciliação ao calendário eleitoral nacional que foi definido e aprovado no Congresso do ANDES-SN, regularização de questões cartoriais e considerando a especificidade do calendário acadêmico da UFOP e consequente movimentação docente nos locais de votação. Dessa forma, o ponto quatro da pauta, foi a proposta de prorrogação do mandato da Diretoria da ADUFOP para o período de 04 de maio a 05 de junho, para que as eleições possam acontecer em conjunto, de forma presencial, como historicamente ocorre. A proposta foi aprovada por unanimidade.


O último ponto, Designação pelo Conselho de Representantes da Comissão Eleitoral para as eleições ADUFOP, biênio 2023-2025, foram apresentados os nomes de Fernando Antônio Borges Campos, Maurício Xavier Coutrim e Ricardo Augusto Silveira Orlando, como titulares, e Claudio Henrique Mirando Horst e Marília Alfenas de Oliveira Sírio, como suplentes. Os nomes foram aprovados por unanimidade.

A reunião foi realizada na sede provisória da ADUFOP, na Rua Irmãos Kennedy, número 362, no bairro Água Limpa.



Confira algumas fotos:


Comentários


bottom of page