
A ADUFOP realizou na segunda-feira, 10 de fevereiro, Reunião do Conselho de Representantes da entidade. A pauta incluiu apresentação da prestação de contas da ADUFOP referente ao período de agosto a dezembro de 2024, análise de conjuntura e designação da Comissão Eleitoral para a eleição da ADUFOP – Biênio 2025-2027. Participaram sete conselheiros/as e três membros da diretoria.
A representante da CTC Contabilidade, que presta serviço contábil à ADUFOP há mais de 30 anos, apresentou a demonstração sintética de movimentação financeira, os balancetes e o balanço patrimonial analítico, bem como, a conciliação de saldos, receitas, despesas e investimentos especificando os lançamentos. Após análise, as/os conselheiras/os aprovaram a prestação de contas apresentada. Toda a documentação contábil comprobatória está disponível na sede da ADUFOP e os balancetes estarão disponíveis no site da entidade, na aba “Prestação de Contas”.
No último semestre, a ADUFOP destinou recursos ao financiamento das lutas da categoria, enviando delegações nos CONADs Ordinário e Extraordinário, além de diversas reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-SN. A entidade também contribuiu com a luta de classes, apoiando financeiramente estudantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFOP, da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), da União Nacional dos Estudantes (UNE) em diversas atividades, como a participação no Congresso da UNE (CONUNE), no III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação. A entidade também auxiliou a Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração (FLAMa-MG) em atividades, como no 6º Encontro Regional por um Novo Modelo de Mineração | 6ª Jornada Universitária de Debates na Mineração.
No campo da arte e cultura, a entidade promoveu duas atividades culturais na sede recém reformada, fazendo a interlocução da luta antirracista com a contação de histórias, além do investimento na festa de 42 anos da ADUFOP, realizada em 29 de novembro.
Neste período a entidade desenvolveu o projeto "Resistências e (Re)Existências", coordenado pelos professores Deborah Pessoa (2ª tesoureira da ADUFOP) e Marcelo Donizete (Conselho de Representantes). A iniciativa destaca referências negras e indígenas na preservação da ancestralidade e na luta por justiça social nos territórios da UFOP (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade). O projeto promoveu debates sobre educação antirracista, com participação de docentes de outras instituições, e viabilizou uma exposição sobre a cultura afro-brasileira, disponível para visitação na Casa dos Contos e na Casa de Cultura Negra, em Ouro Preto. Além disso, a agenda e o calendário da ADUFOP foram construídos a partir do projeto.

Na sequência da reunião, os/as professores dialogaram sobre a conjuntura política e a negociação com o governo federal, enfatizando os dias de luta em Brasília nos dias 20 e 21 de fevereiro, em que ocorrerá a retomada da Mesa Central de Negociação Permanente. Os desafios da conjuntura local foram pontuados, relacionado, principalmente, com a falta de recursos orçamentários que podem afetar as atividades dentro da UFOP. As dúvidas sobre como a nova administração central, que tomará posse em 20 de fevereiro, também foram levantadas.
O recente caso de censura na Semana de Estudos da Escola de Minas foi mencionado como um grande desafio de enfrentamento à dominação das empresas mineradoras sobre a produção de ciência e o livre debate de ideias. A ação da FLAMa-MG, conquistando uma mesa em que os/as atingidos/as pela mineração pudessem ser ouvidos durante a semana, foi uma demonstração da necessária luta, como enfatizado pela professora Kathiuça Bertollo.
Por fim, o Conselho de Representantes designou a Comissão Eleitoral para eleição da ADUFOP. A comissão é composta pelos docentes Ricardo Augusto Orlando, Davi Perez e Anelise Andrade. A eleição da entidade será realizada nos dias 7 e 8 de maio de 2025 concomitante com a eleição do ANDES-SN.