Covid-19: 82% das cidades não reabrirão escolas em 2020

Uma consulta realizada em mais de quatro mil cidades brasileiras mostra que 82,1% das prefeituras sinalizaram que não reabrirão as escolas em 2020 por não possuírem condições sanitárias necessárias para retomar  as atividades presenciais nas escolas. O Brasil já ultrapassou a marca dos 5,1 milhões de infectados e mais de 151 mil óbitos decorrentes da Covid-19.


A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que os gestores locais afirmaram que para a retomada presencial das aulas é necessário um plano de contingência, que deve ser articulado entre as áreas de Educação e Saúde. Quando a perguntando qual a data para o retorno às aulas, 93,8% dos prefeitos não souberam definir.


Nesse quesito, 2.811 gestores municipais afirmaram que têm os planos de retorno prontos ou em elaboração. Entre esses, a maioria respondeu que planeja adotar medidas para um modelo híbrido de ensino (78,2%), além de um retorno gradual das aulas presenciais (74,7%) e um sistema de rodízio (70,5%) para facilitar o distanciamento social.


Somente em relação à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os estudantes, estima-se que o custo total - incluindo rede municipal e estadual de ensino de todo país - seria de cerca de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão desse valor referente apenas às instituições municipais.


Além dos EPIs para o restante da comunidade escolar, há ainda outros diversos investimentos necessários para reabertura das escolas, como adaptação da estrutura física (salas de aula, cantinas, bebedouros), aquisição de materiais de limpeza e higiene (álcool, medidor de temperatura), campanhas de prevenção, capacitação e contratação de profissionais para substituir os que estão no grupo de risco.


Cerca de 97,5% dos municípios pesquisados têm realizado atividades pedagógicas não presenciais com os estudantes da Educação Básica - Educação Infantil e Ensino Fundamental.


A ADUFOP, assim como o ANDES-SN, desde o início da pandemia da Covid-19, tem se posicionado contra o retorno das aulas presenciais.


Fonte: ANDES-SN Com informações do CNM. Imagem: Pixabay

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018