A Diretoria da ADUFOP convida toda comunidade acadêmica para o debate "Novo Ensino Médio: quais as consequências para o ensino superior?", dia 8 de agosto, terça-feira, às 17h, no Auditório do Bloco de Salas de Aula, campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto.
A convidada é Virgínia Fontes, historiadora, com doutorado em Filosofia Política. Professora aposentada, atuando na pós-graduação em História da UFF. Autora de diversos livros, capítulos e artigos, disponíveis no site do GTO (www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br). Integra o NIEP-Marx/UFF. Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF/MST.
Virgínia destaca: "Desde a Constituição de 1988, houve uma modificação na atuação burguesa no Brasil. Sem abrir mão das doses altíssimas de coerção aberta (ou indireta, como as demissões imotivadas), as classes dominantes intensificaram uma atuação paralela, buscando convencer os setores populares de supostas vantagens de privatizações e de reduções de direitos para os trabalhadores. Uma das mais escandalosas dessas interferências ocorre na educação pública, onde constituíram inúmeras entidades 'sem fins lucrativos', mas não sem fins engordativos, através das quais atuam corroendo por dentro a educação pública. Tal atividade não se limita a convencer ou seduzir, mas se desdobra em atuação legiferante, alterando profundamente as magras conquistas realizadas na constituinte anterior.".
Participem!