Diretoria da ADUFOP lança o documentário ADUFOP 40 anos

A Diretoria da ADUFOP lançou, na semana passada, entre 4 e 6 de outubro, o documentário ADUFOP 40 ANOS, construído a partir, principalmente, da memória oral de ex-presidentes, membros de diretorias passadas e funcionários. O filme conta também com a participação de outros personagens, como coordenadoras/es e diretores/as de entidades que constroem as lutas de modo coletivo na região de atuação da entidade.


O lançamento foi realizado nas três cidades onde a UFOP tem campi, em Ouro Preto (04), no Anexo do Museu da Inconfidência, em Mariana (05), no CineTeatro Municipal e, em João Monlevade (06), no Auditório do ICEA.


O diretor do trabalho foi o documentarista Richardson Pontone, professor da UEMG e contou com pesquisa da Professora Kathiuça Bertollo, atual Presidente da ADUFOP e da secretária da entidade, Cláudia Péret.


Segundo Kathiuça Bertollo, a realização deste registro imagético foi muito desafiadora, mas, ao mesmo tempo prazerosa e de muito aprendizado. “Temos a certeza de que há muito o que contar ainda sobre a ADUFOP, sobre as muitas pessoas que compuseram e compõem a entidade e que a tornaram ao longo destas quatro décadas uma das seções sindicais do ANDES-SN mais combativas e atuantes. Que novas empreitadas como essa sejam realizadas no futuro! Por ora, fica o agradecimento a todas e todos que contribuíram e que ombro a ombro desencadeiam as lutas cotidianas tão necessárias em defesa da educação e da universidade pública.”


Pontone afirmou que foi um desafio, mas extremamente prazeroso. “Contar, extrair histórias de 40 anos de luta, não é um trabalho fácil, é um desafio, mas foi extremamente prazeroso. A partir da pesquisa realizada pela diretoria e pelos trabalhadores da entidade, eu consegui construir as perguntas para cada convidado.”


A Campanha ADUFOP 40 anos conta também com um caderno de textos que será lançado em novembro e tem como objetivo divulgar reflexões sobre a atuação e luta sindical docente do ANDES-SN e da ADUFOP ao longo das quatro décadas de suas existências.


O documentário já está disponível no canal do Youtube da ADUFOP. Para assistir, clique aqui:




Confira algumas fotos no nosso Facebook:


https://www.facebook.com/media/set/?set=a.797721531340133&type=3