Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018

Docentes aprovam adesão à Greve Geral da Educação (15/05) e à Greve Geral (14/06)

Docentes se reuniram em Assembleia Geral ADUFOP ontem(08/05), às 17h, no auditório do DEGEO. Foram aprovadas por unanimidade a participação na Greve Geral da Educação (15/05) e na Greve Geral (14/06).


A Assembleia foi presidida pelo presidente da ADUFOP, professor André Mayer, e pela 1ª secretaria, professora Cristina Maia. Entre os assuntos destacados nos informes, André Mayer avaliou a participação de representantes da ADUFOP na Reunião conjunta dos Setores da IFES e IEES/IMES, na sede do ANDES-SN em Brasília, nos dias 04 e 05 de maio. Também informou sobre os cortes de 30% no orçamento da Instituições Federais de Ensino Superior; a suspensão de concursos e congelamento de salários; a MP 873/19 que suspende a contribuição sindical; cortes nas funções gratificadas na UFOP; os cortes nas verbas da Ciência e Tecnologia, Capes e CNPQ; Debates: Impactos da Extinção da Previdência (25/04 e 26/04) e Ato Unificado no 1º Maio (ambos realizados pela Frente UFOP-IFMG). Outros assuntos destacados nos informes foi a manifestação do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o aporte dos cursos de Sociologia e Filosofia.


O presidente da ADUFOP apresentou a proposta da Diretoria de aprovação de participação na Greve Geral da Educação de 15 de maio e na Greve Geral de 14 de junho. As duas propostas foram aprovadas por unanimidade e já foram oficializadas à Reitoria da UFOP apontando a suspensão das atividades.


A Greve Geral da Educação tem como pauta principal a luta contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais de ensino do país e contra a Reforma da Previdência. Em Ouro Preto, o ato terá início com concentração em frente ao RU, no campus Morro do Cruzeiro, às 13h, com oficina de cartazes. Às 14h, caminhada para a portaria do IFMG passando pela portaria da UFOP para reunir com os servidores e alunos dos institutos. Em seguida, passeata até a Barra onde terá o ato com falas e panfletagem. Em Mariana, a mobilização terá concentração no ICSA às 15h, caminhada ao Terminal Turístico às 16h, seguindo para o ICHS, onde passará o filme documentário sobre Igor Mendes, garoto assassinado pela Polícia Militar em Ouro Preto-MG numa abordagem policial. O cronograma das ações será amplamente divulgado em breve.


Outro encaminhamento aprovado foi a constituição do Comando de Mobilização por Unidade. Foram inscritos para participar: no ICHS, Luisa Rauter, Marcelo Abreu e Fábio Faversani; na Escola de Minas, Marcos Suita; no IFAC, Ricardo Gomes e Ernesto Valença; no ICEB, Alexandre Paula, Hildeberto Caldas e Gilmar Souza; no ICSA, Kathiuça Bertollo e Rodrigo Ribeiro. Os interessados em participar, podem encaminhar e-mail para comunicacao@adufop.org.br. Foi deliberada também a próxima Assembleia Geral, agendada para dia 22 de maio.


Docentes em Assembleia Geral ADUFOP. Com ampla participação da categoria, os encaminhamentos foram aprovados por unanimidade - Fotos: Larissa Lana