top of page

Docentes aprovam criação de Seção Sindical do ANDES-SN na Uenp

As e os docentes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) aprovaram, em assembleia realizada no dia 24 de abril, a fundação da Seção Sindical de Docentes da Uenp, a Aduenp - Seção Sindical do ANDES-SN. A Uenp foi criada em 2006. Na época, professores e professoras da universidade eram representados e representadas pelo Sindiprol, que posteriormente tornou-se Sindiprol/Aduel – SSind e que também representa docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).



"A criação da ADUENP-ANDES  tem uma importância enorme, pois é a realização de um objetivo perseguido há muitos anos pelo movimento docente: pela primeira vez temos seções sindicais do ANDES-SN representando os docentes das sete universidades estaduais paranaenses, consolidando o princípio da organização pela base e atuando de forma articulada, através do Comando Sindical Docente", comemorou Gilberto Calil, 1º vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN.


A partir de agora, a Aduenp - SSind, como seção sindical autônoma, terá condições de levar adiante as suas próprias pautas, além de acompanhar as lutas conjuntas da categoria docente das sete universidades estaduais do Paraná – como o enfrentamento à LGU, à política de arrocho orçamentário, à precarização do trabalho docente e pela reposição salarial.


"É um momento histórico para os nossos docentes e um passo importante e decisivo nas lutas próprias da UENP, mas também se somando às pautas majoritárias. Sabemos que é um enorme desafio, mas estamos animados em trilhar com os nossos próprios meios a luta sindical, que continua tão presente no nosso cotidiano. Nesta fase de transição, temos ainda a grata ajuda da direção do Sindiprol/Aduel e do ANDES-SN, por meio da sua Regional Sul", comentou Mauro Januário, presidente provisório da Aduenp - SSind.


Na mesma assembleia, foi aprovado o Regimento Interno da Aduenp - SSind, elaborado de acordo com o estatuto do Sindicato Nacional, e eleita a direção provisória, com mandato de seis meses para a estruturação da entidade. Os professores Mauro Januário (CLM) e Fabrício Jassi (CJ) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente. A diretoria provisória da Aduenp SSind. se completa com os seguintes docentes: Celso Aoki (1º Secretário), Maria Cristina Simione (2ª Secretária), Christian James de Castro Bussmann (1º Tesoureiro) e Maria Cristina Cavaleiro (2ª Tesoureira), e suplentes Alexander Gonçalves, Diego Resende Rodrigues, Márcio Luiz Carreri, Patrícia Cristina de Oliveira Duarte e Ricardo André Ferreira Martins.


Fonte: ANDES-SN* com informações e foto do Sindiprol/Aduel SSind.

Comments


bottom of page