Docentes da UFOP aderem à Greve da Educação de 18 de março

Em Assembleia Geral ADUFOP realizada nesta quinta-feira(12), no auditório do DEGEO, Campus Morro do Cruzeiro, os docentes da UFOP aprovaram por unanimidade a adesão à Greve Nacional da Educação, no dia 18 de março.


O professor André Mayer, presidente da ADUFOP, iniciou a Assembleia com os informes políticos. Os destaques foram: a construção conjunta do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em Ouro Preto; a Reunião do Conselho de Representantes, realizada em 4 de março; as Eleições ADUFOP – Biênio 2020-2022 que serão realizadas nos dias 12 e 13 de maio de 2020 e o edital para as inscrições da Diretoria e para Conselho de Representantes (disponíveis no site da ADUFOP); a Reunião Conjunta dos Setores das IEES/IMES e IFES na sede do ANDES-SN, em Brasília nos dias 14 e 15 de março; o 96º Encontro Regional Leste do ANDES-SN nos dias 20 e 21 de março em Ouro Preto.


A professora Kathiuça Bertollo, tesoureira da entidade, informou sobre o 39º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 04 e 08 de fevereiro de 2020 na USP com o tema central: “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. Ela ressaltou alguns pontos como: a realização de um CONAD Extraordinário, no segundo semestre de 2020; a Eleição para diretoria do ANDES-SN; o Calendário de Lutas (que foi disponibilizado como adesivo para os docentes durante a Assembleia ADUFOP).


Em seguida, o assessor jurídico da entidade, Guido de Mattos, explicou aos docentes sobre o aumento da alíquota da previdência, a suspensão de progressões e promoções e novos atos de concessão de benefícios aos docentes, as regras para licença capacitação e contratação de substitutos e sobre o Ofício 01/2020 publicado pela Secretaria de Ensino Superior do MEC que suspende as contratações de docentes e técnicos nas Instituições Federais de Ensino em 2020.


Os docentes debateram sobre a paralisação e a construção do dia 18 de março, Greve Geral da Educação. Foram definidos os trajetos dos atos em Ouro Preto e Mariana.

Ouro Preto: 13h30 – Concentração, oficina de cartazes e aulão no RU, Campus Morro do Cruzeiro, saída do ato pela portaria principal da UFOP em direção ao IFMG, Rua Pandiá Calógeras, Rua dos Inconfidentes, Avenida Vitorino Dias, Rua Paraná, Rua Direita e Praça Tiradentes, 17h – T´wrmino com atração cultural na Praça Tiradentes

Mariana: 13h30 – Concentração, oficina de cartazes e aulão no estacionamento do ICSA, saída do ato pela Rua do Catete, Rua Salvador Furtado, Avenida Getulio Vargas, Rua Bom Jesus, retorno pela Rua Bom Jesus, Rua Mestre Nicanor, Rua do Catete, Rua Direita e Praça da Sé, 17h – Término com atração cultural na Praça da Sé. Os trajetos estão sujeitos à alterações.


Na Assembleia, foi deliberado a continuidade dos debates para a construção da greve permanente da categoria em articulação com entidades da educação. Os encaminhamentos serão levados por representantes da Diretoria da ADUFOP à Reunião Conjunta dos Setores das IEES/IMES e IFES, nos dias 14 e 15 de março, em Brasília. .

Larissa Lana / ADUFOP

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018