top of page

Docentes das estaduais da Bahia levarão pautas da categoria ao Cortejo Dois de Julho

No próximo domingo (2), o Fórum das ADs – que reúne as seções sindicais das quatro universidades estaduais baianas – participará, mais uma vez, do tradicional Cortejo Dois de Julho. Este ano docentes das universidades estaduais da Bahia, do Sudoeste Baiano, de Santa Cruz e de Feira de Santana se somarão ao bloco articulado pela Frente Unificada de Sindicatos do Serviço Público Estadual.


O movimento unificado levará a bandeira em defesa do serviço público baiano, denunciando a ausência de abertura de negociação por parte do governador Jerônimo Rodrigues e a necessidade de um plano de recuperação salarial para os servidores e as servidoras. A concentração do bloco está marcada para às 7h, em frente ao Posto da Lapinha, já no fim de linha.


Este ano, o Cortejo Dois de Julho completa 200 anos de história e a data sempre foi uma das principais do calendário de lutas do povo baiano. Tradicionalmente, as seções sindicais do ANDES-SN nas estaduais baianas participam dessa data importante para a história do Brasil, que marca o movimento de Independência do Brasil na Bahia.

“É um dia para resgatar o espírito de resistência que essa independência inspira. E, por isso mesmo, consideramos esse um momento oportuno para colocarmos o nosso bloco na rua em defesa do serviço público baiano, que é um patrimônio do povo de estado. Existe uma insatisfação das diversas categorias de servidores(as) públicos sobre a precarização do funcionalismo público estadual tanto do ponto de vista de direitos quanto do ponto de vista de investimento. E a queixa pelo tratamento unilateral sem mesa de negociação, nem mesmo a proposta de reajuste salarial apresentada em abril foi submetida à negociação. Não dá para continuar assim e por isso, nos somaremos ao bloco. Consideramos que é tempo de somar forças para a luta pela garantia direitos”, defende Elson Moura, coordenador-geral da Associação de Docentes da Uefs (AdufsBA SSind.) e do Fórum das ADs.


Reunião Ampliada No sábado (01), o Fórum das ADs realizará uma reunião ampliada com o tema: “Atualização do Plano de Lutas: as Uebas no Cenário da Formação Superior no Estado da Bahia”. A atividade acontecerá a partir das 15h, no Hotel Sol Victória Marina, na Av. Sete de Setembro, 2068. O intuito é ampliar os debates do Fórum à categoria docente e, também, propor ações políticas para o próximo período.

Fonte: Fórum das ADs, com edição e inclusão de informações do ANDES-SN

Comments


bottom of page