top of page

Fundada nova Seção Sindical do ANDES-SN no ES para representar docentes da Fames

Assembleia de criação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames) foi realizada na sede da Adufes SSind.


A sede da Associação Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes SSind.) foi sede para a realização da assembleia de criação de uma nova seção sindical do ANDES-SN no Espírito Santo. Trata-se do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (SindFames), que representa docentes da Fames, instituição pública e estadual.


Representantes do ANDES-SN e da Regional Leste do Sindicato Nacional – Mário Mariano (1º vice-presidente Regional Leste); Ricardo Behr (1º Tesoureiro Regional Leste); e Clarissa Rodrigues (2ª Tesoureira Regional Leste) – compuseram a mesa, junto com a presidenta da Adufes SSind., Junia Zaidan, e o agora presidente do SindFames, Edimilson Rodrigues de Souza.


Durante a assembleia, realizada em 29 de junho com a presença de docentes da Fames e da Ufes, o documento de criação do novo sindicato foi lido e votado, com alterações. Após os debates e mudanças, foi aprovado por unanimidade entre as e os docentes da Fames, oficializando a criação da entidade. Na sequência, a diretoria provisória do SindFames SSind. foi eleita com a seguinte configuração: presidente Edimilson Rodrigues de Souza; vice-presidente Fernando de Oliveira Magre; secretário-geral Bruno Yukio Meireles Ishisaki; secretário-adjunto Renato de Barros Pinto; tesoureiro: Maurício José da Silva Figueiredo; e tesoureiro-adjunto: Murilo Ferreira Velho de Arruda.


Edimilson Rodrigues de Souza, professor titular da Fames, eleito presidente do SindFames SSind., enfatizou a centralidade da defesa da educação pública entre as motivações para a criação da nova seção sindical. “A criação do Sindicato dos Docentes da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” – SindFames -, Seção Sindical do ANDES-SN, representa para nós, docentes da Fames, um manifesto em defesa da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada, bem como a reafirmação da Fames como uma instituição pública estadual de Ensino Superior e Pesquisa no Espírito Santo”, disse.


Marco O professor da base do SindFames SSind., Willian Lizardo, lembrou que a criação da entidade como uma seção sindical do ANDES-SN é um marco para as e os docentes da Instituição na luta pelos direitos da categoria. “Durante os últimos anos, essa instituição sofreu vários ataques do estado, perdendo paulatinamente docentes estatutários, principalmente por falta de salários dignos e do plano de carreira. O SindFames SSind. nasce abraçado pelo ANDES-SN com o interesse comum na valorização da carreira docente superior. Estamos fortalecidos sendo mais um braço do Sindicato Nacional no Espírito Santo e iniciamos nossa jornada sindical com a certeza de que, ao lutarmos por condições dignas de trabalho e remuneração, lutamos também por um ensino superior de qualidade”, ressaltou.


A presidenta da Adufes SSind., Junia Zaidan, se colocou à disposição das e dos colegas da Fames e ofereceu a estrutura do Sindicato para contribuir na construção do SindFames SSind., como a assessoria jurídica, por exemplo. Além disso, Junia enfatizou o fortalecimento da luta da categoria no Espírito Santo, observando que há uma série de lutas conjuntas a serem feitas e que professores e professoras da Fames terão apoio de colegas da Ufes para avançar na luta por salário, carreira, condições de trabalho e por educação de qualidade.


Alegria O diretor do ANDES-SN, Mário Mariano, ressaltou a alegria de participar da criação de uma nova seção sindical e ampliar a luta não apenas pelos direitos da categoria, por melhores salários, entre outros, mas também por inúmeras pautas em defesa da classe trabalhadora, da educação pública de qualidade e contra as opressões. Além disso, também lembrou que a luta na Fames passa pela reafirmação da Faculdade como instituição pública, laica, socialmente referenciada e de qualidade, contribuindo para o seu avanço por meio da defesa de seus e suas docentes e de políticas de acesso e permanência para todas e todos que queiram ingressar como estudantes.


Ricardo Behr, também diretor do ANDES-SN, lembrou que a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação no Espírito Santo se fortalece com a fundação da nova seção sindical do ANDES-SN na Fames. “O SindFames SSind. e a Adufes SSind. estarão juntos integrando a Regional Leste do ANDES-SN, lutando pela melhoria do ensino e vigilantes no cumprimento das políticas de manutenção e desenvolvimento das universidades públicas brasileiras. É um importante avanço nas pautas coletivas de valorização da carreira das e dos docentes da Fames, com perspectivas de isonomia da base salarial com as outras carreiras de pesquisadores estaduais e de docentes de outras universidades estaduais do Brasil, além de retribuição por titulação”, frisou Behr.


Fonte: Adufes SSind com edição do ANDES-SN. Fotos: Adufes SSind.

Comentarios


bottom of page