top of page

Jornada de Mobilização sobre Assuntos de Aposentadoria ocorre em março


A última jornada presencial foi realizada em 2019, na sede do ANDES-SN em Brasília.

A "Jornada de Mobilização sobre Assuntos de Aposentadoria: ontem, hoje e amanhã" do ANDES-SN será realizada nos dias 28 e 29 de março de 2023, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).


De acordo com a Circular 404, enviada no final do ano passado, a Jornada que inicialmente ocorreria em 2022, mas precisou ser adiada em decorrência de outros eventos da entidade, do enfrentamento aos ataques da extrema direita e da necessidade de mobilizações em defesa da democracia, como também devido às articulações com a nova bancada do parlamento brasileiro, que toma posse em 1º de fevereiro, necessárias para as atividades em defesa das pautas em relação às aposentadorias.


Para participar da Jornada de Mobilizações, as seções sindicais devem indicar os nomes das e dos representantes até às 14h, do dia 24 de fevereiro, preenchendo o formulário eletrônico disponibilizado no endereço: https://forms.gle/ENUS4ZAg5XjSqyUV8. As e os participantes precisam estar vacinados contra a Covid-19. Além disso, durante a reunião é indicado o uso de máscaras. O comprovante de vacinação deverá ser anexado ao formulário de confirmação da presença.


Elizabeth Barbosa, diretora do ANDES-SN e da coordenação do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), ressaltou que é de suma importância a participação das e dos docentes, da ativa ou aposentados, na Jornada de Mobilização sobre Assuntos de Aposentadoria.


"É importante que as seções sindicais participem porque, além de ser um evento que mobiliza as aposentadas e os aposentados, a Jornada tem como tema os assuntos de aposentadoria, que envolvem toda nossa base, incluindo docentes da ativa em função de todo o desmonte realizado na Previdência Social ao longo da década de 2000, com a reforma de 2003, com o Funpresp em 2013, e depois com a reforma da Previdência em 2019", destacou.


"Foram ataques brutais a nossa categoria e ao conjunto da classe trabalhadora e, por isso, é necessário que a gente mobilize não apenas os aposentados e as aposentadas, mas também toda a nossa base ativa. Realizaremos mesas que farão esse debate, contextualizando os ataques à previdência desde os anos 2000 até os dias atuais, para fomentar e fortalecer a nossa luta para que essas reformas sejam revertidas", concluiu Elizabeth.


Confira a programação da Jornada de Mobilização: 28 de março 14h - Credenciamento

15h - Mesa 1: Aposentadoria: ontem, hoje e amanhã

17h - Coffee break

18h - Mesa 2: Os impactos das carreiras docentes na aposentadoria

29 de março 9h30 - Visitas aos gabinetes das e dos parlamentares do Congresso Nacional. (Concentração no Anexo II da Câmara dos Deputados)

15h - Roda de conversa: Desafios da aposentadoria: ontem, hoje e amanhã

17h - Coffee break


Acesse aqui a Circular 404/22


Fonte: ANDES-SN

bottom of page