Lançamento da FRENTE UFOP EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DAS EXPRESSÕES DEMOCRÁTICAS

Docentes, técnicos-administrativos e estudantes participaram do lançamento da Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas - Larissa Lana/ADUFOP



UFOP, ADUFOP, ASSUFOP e DCE lançaram Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas no Seminário Os Desafios da Universidade Pública, na última terça-feira (05), no Centro de Artes e Convenções. O intuito é estabelecer uma relação de proximidade entre docentes, técnicos-administrativos e estudantes para planejarem ações com articulação a nível nacional para combater os ataques à educação pública.A data foi definida como dia de luta por entidades ligadas à educação.

Integraram a mesa a Reitora, professora Cláudia Marliére, a Pró-Reitora de Graduação, professora Tânia Garbin, o presidente da ADUFOP, professor André Mayer, o presidente do ASSUFOP, Sérgio Neves e a presidente do DCE, Tamires Aquino. Foi convidado para participar da atividade o Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Eduardo Condé.

As questões pontuadas no Seminário foram relativas à autonomia docente, investimentos na educação, privatização, terceirização do ensino público, desmonte das Universidades, Emenda Constitucional 95, Reforma da Previdência e outros ataques à classe trabalhadora.

O presidente da ADUFOP, professor André Mayer, destacou a importância do lançamento da Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas. Além disso, fez uma análise de conjuntura frente aos desafios no novo contexto político e educacional.

Do ponto de vista da Reitora da UFOP, professora Cláudia Marliére, o momento em que vivemos tem sido trabalhado desde o impeachment de 2015, principalmente com as políticas neoliberais do governo atual.

O Pró-Reitor de Planejamento da UFJF, professor Eduardo Condé, trouxe uma análise política e histórica sobre o conservadorismo no Brasil desde a Era Vargas. Para ele, a partir das Jornadas de Junho de 2013, a direita conheceu a “rua” como uma forma de reação.

O Seminário Os Desafios da Universidade Pública foi o primeiro ato da Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018