top of page

Nota de apoio da diretoria da ADUFOP à paralisação e ao movimento por reajuste salarial das/os trabalhadores da Prefeitura Municipal de Mariana e suas autarquias



A Diretoria da ADUFOP, seção sindical do ANDES-SN, apoia a paralisação e todas as reivindicações das/os trabalhadoras/es da Prefeitura Municipal de Mariana, da SAAE e do IPREV, que buscam reajuste salarial acima da inflação e aumento considerável do auxílio-alimentação. 


A PMM e a Câmara de Vereadores de Mariana aprovaram um reajuste salarial de apenas 5% e um aumento do auxílio alimentação de apenas 60 reais. É notável que a cidade é uma das cidades mais ricas de Minas Gerais, em que o setor da mineração produz lucros vultuosos e em que o orçamento da PMM chegou a quase um bilhão de reais em 2025. Apesar das mineradoras, destacando aqui a Samarco, ser responsável pelo rompimento/crime da Barragem de Fundão em 2015, foram as/os trabalhadores servidores públicos da PMM que apoiaram e prestaram os serviços necessários à essa população atingida, com seus profissionais da saúde, educação, assistência social, previdência, águas, obras, dentre tantos outros. 


É fundamental que a PMM e a Câmara de Vereadores reconheçam o papel destes trabalhadores e acolha a reivindicação de reajuste salarial de 11,02% e de aumento de 400 reais no auxílio-alimentação, recebendo o sindicato que representa essa categoria, o Sindserv-Mariana. O reconhecido aumento da inflação dos alimentos e a especulação imobiliária promovida pela intensificação da produção minerária deveriam ser justificativas mais do que suficientes para um reajuste justo nos direitos salariais destes trabalhadores. 


Todo apoio à paralisação nos dias 24 e 25 de fevereiro e, se necessário, todo apoio à possível paralisação por tempo indeterminado, que pode ser aprovado em Assembleia dos trabalhadores que ocorrerá na terça, dia 25, às 10 horas na frente da prefeitura. É direito de todas/os as/os trabalhadores reivindicar dignidade e melhores salários e condições de trabalho. Podem contar com a ADUFOP. 


25 de fevereiro de 2025.

Diretoria da ADUFOP – Gestão 2023-2025.


bottom of page