Performance mundial feminista será replicada em Ouro Preto

Atualizado: 11 de Dez de 2019




Está marcada para sexta-feira (13), às 15h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, a performance “um estuprador no teu caminho”. O famoso protesto foi criado pelo coletivo Las Tesis, do Chile.


A intenção é denunciar a violência contra as mulheres e expor teses feministas. Foi encenado pela primeira vez em 20 de novembro na cidade chilena Valparaíso e em seguida virou um fenômeno mundial. A performance iria estrear no Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, mas elas adiantaram a apresentação devido a denúncias de abusos durante os protestos que tomam as ruas do país desde 18 de outubro.


Cidades como Santiago, Paris, Londres, Barcelona, Nova York, Cidade do México, Istambul, Madri, Berlim, Bogotá, Nova Déli, Sydney já replicaram o hino feminista. No Brasil, o protesto já foi realizado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória.


Os motivos para denunciar a violência contra as mulheres são muitos: a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no mundo, segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2018. 58% delas foram assassinadas por conhecidos, companheiros e ex-parceiros ou demais familiares.

De acordo com dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em setembro, o Brasil nunca teve tantos casos de estupro quanto em 2018, com recorde de 66.041 registros — aumento de 5% em relação a 2017. Entre as vítimas, 81,8% são mulheres e 18,2%, homens.


Todxs estão convocados para praticar do manifesto.

Data: 13/12 (sexta-feira)

Horário: 15 horas

Local: Praça Tiradentes, Ouro Preto





Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018