Projeto da UFOP oferece teste para COVID à comunidade acadêmica que realiza atividades presenciais

A ação visa oferecer o teste rápido sorológico de anticorpos totais contra a Covid-19 aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFOP, trabalhadores terceirizados e alunos de pós-graduação que estão exercendo atividades presenciais nos campi Morro do Cruzeiro e Mariana.

O exame de anticorpos totais contra a Covid apresenta maior sensibilidade e especificidade, sendo capaz detectar com maior precisão os casos positivos e negativos. O teste é realizado em amostras de sangue e é utilizado para saber se a pessoa já teve contato com o coronavírus.


As informações coletadas pelo projeto vão permitir a elaboração de medidas para aumentar a proteção nos ambientes de trabalho de acordo com as informações e sugestões apresentadas pelos participantes.


Segundo Carolina Ali Santos, coordenadora do projeto, a primeira ação que já está sendo realizada é a aplicação do questionário on-line a todos que já exercem alguma atividade presencialmente. "Nós vamos aplicar um questionário com perguntas sobre a percepção do risco desses indivíduos de se infectarem por Covid-19. As perguntas são a respeito da segurança do ambiente de trabalho e se os participantes conhecem pessoas que foram infectadas pelo vírus." Segundo Carolina, essas perguntas buscam uma compreensão sobre o medo e ansiedade que as pessoas sentem de serem infectadas. As perguntas feitas tiveram como base o questionário sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europeia.

Os questionários já começaram a ser enviados e os primeiros exames serão realizados nesta quinta e sexta-feira (1º e 2 de setembro), no Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), localizado na estrutura da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A coleta de dados vai ter duração em três semanas, com previsão de término em 16 de outubro. 

Carolina ainda ressalta que os participantes devem preencher o formulário e aguardar o contato da equipe do projeto para fazer o agendamento do exame. "Essa medida é importante para que não haja aglomeração", explica.

No total, cerca de 600 servidores, terceirizados e alunos de pós estão exercendo atividades presenciais nos campi e devem ser testados. Carolina conta que "espera que a maior parte das pessoas contactadas participem e façam a devolutiva dos questionários para que os testes rápidos sejam realizados". 

Aqueles que estão exercendo atividades presenciais na UFOP podem acessar o questionar clicando aqui.


Com informações Assessoria de Comunicação UFOP


Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 17h.


Telefone: (31) 3551-5247
E-mail: secretaria@adufop.org.br

comunicacao@adufop.org.br

Endereço: R. Antônio José Ramos, 65 - Bauxita, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brasil

  • Preto Ícone YouTube

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação ADUFOP | 2018