Nos dias 12, 13 e 14 de abril representantes da ADUFOP participaram do III Encontro Nacional de Educação (ENE) na Universidade de Brasília (UnB) em Brasília, Distrito Federal. O encontro teve como tema “Por um projeto classista de Educação” e reuniu docentes, professores, técnicos-administrativos e representantes de movimentos sociais.
Participaram das atividades a 1ª secretária da ADUFOP, professora Cristina Maia, a 2ª secretária, professora Amanda Nascimento e a 1ª tesoureira, Kathiuça Bertollo. A mesa de abertura, na sexta(12), foi composta por entidades que defenderam a educação sob a ótica de um projeto classista e democrático. No sábado aconteceu debates e discussões nos grupos de trabalho. No domingo foi realizado a plenária final, com os encaminhamentos do encontro e a leitura da Carta do III ENE . O documento sintetiza os encaminhamentos frutos das discussões dos Grupos de Trabalho realizados na tarde de sábado (13). A carta foi construída em consenso entre as entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis que participaram da atividade.
O documento final do III ENE apontou um plano de lutas que indica, entre outras ações, a construção de um calendário nacional de lutas para barrar a Contrarreforma da Previdência; a construção da greve geral para derrotar a contrarreforma e os ataques da extrema-direita; a construção de semana nacional de paralisação da educação em defesa da educação pública, dos serviços públicos e contra a reforma da Previdência. Propõe a defesa do direito irrestrito de organização de lutas e movimentos sociais, manifestações e greves; aprofundar os esforços de luta contra o Projeto Escola sem Partido e em defesa da liberdade de cátedra e ensino, assim como continuar construindo a Frente Nacional Escola Sem Mordaça, como experiência unitária para defender um projeto classista e democrático de educação.
A primeira agenda de mobilização está prevista já para o mês de abril. Os participantes definiram pela realização de uma semana de mobilização de 22 a 29 de abril. A Frente UFOP-IFMG realizará dois debates com o tema “Impactos da extinção da previdência na sua vida” nos dias 25 e 26 de abril.