Seção Sindical lança campanha para compra de nova sede das mulheres Munduruku (PA)

Sede foi atacada em março deste ano por garimpeiros no Pará. Campanha tem apoio do ANDES-SN



A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa-Seção Sindical do ANDES-SN) lançou uma campanha para arrecadar recursos para a compra de uma nova sede da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborin, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará.


No dia 25 de março deste ano, garimpeiros e grupos distintos favoráveis à mineração ilegal depredaram a sede da Associação das Mulheres Munduruku e destruíram documentos, móveis e equipamentos, além de produtos indígenas à venda no local. A violência foi uma tentativa de silenciar as mulheres Munduruku, contrárias à mineração ilegal em terras indígenas. O prédio vandalizado é de uso coletivo com outras organizações indígenas antigarimpo.


A campanha para a arrecadação de recursos tem o apoio do ANDES-SN e da CSP-Conlutas, e já arrecadou cerca de R$ 20 mil. Além das entidades, qualquer pessoa pode contribuir. "Qualquer doação é muito importante. Essa é uma luta de todos nós e é parte da defesa da Amazônia, tão agredida nesses anos de avanço do neofascismo", afirma Gilberto Marques, ex-diretor da Adufpa SSind.


Munduruku O povo Munduruku tem relatado aumento da invasão garimpeira às suas terras desde o início da década passada, quando foram anunciados vários projetos hidrelétricos na região onde vivem. Nos últimos três anos o problema vem se intensificando com o avanço de maquinário pesado, grupos armados e helicóptero suspeito de escoltar os criminosos, que estão avançando em direção a bacias hidrográficas fundamentais para a garantia da vida indígena. O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigações para apurar os ataques praticados contra o povo Munduruku e cobrou providências das autoridades para ações mais efetivas de combate à mineração ilegal na região.


Doações As doações podem ser feitas na conta bancária da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborun. Ao fazer sua doação, envie o comprovante para o Whatsapp (91) 98883-0968 ou para o e-mail: secretaria@adufpa.org.br.


Banco: Bradesco Agência: 0759-5 Conta Poupança: 38295-7 CNPJ: 30.024387/0001-87


Fonte: ANDES-SN Com informações de Adufpa SSind. e MPF


Leia Também Mulheres Munduruku e MPF coletam recursos para reconstruir sede atacada por garimpeiros no Pará