top of page

Segundo dia do 66º Conad delibera sobre saúde docente, carreira, comunicação e artes

Na noite deste sábado (15), após o dia todo em debates nos grupos de trabalho, as e os participantes do 66º Conad se reuniram na Plenária do Tema 02, para deliberar sobre os itens remetidos pelo 41º Congresso ao Conad. Questões referentes à carreira, à saúde docente, assuntos de aposentadoria, ciência e tecnologia, comunicação e artes foram discutidas e votadas pelos e pelas docentes. O quinteto instrumental “Baú de Chorinho” abriu as atividades da noite, representando a riqueza cultural de Campina Grande.

Enfrentar o produtivismo, a plataformização, a precarização das condições de trabalho, o adoecimento docente, a perda dos direitos de aposentadoria, a desestruturação da carreira docente, bem como lutar pela ampliação dos recursos para ciência e tecnologia e para as agências de fomento à pesquisa foram temas abordados nos debates. Também sobre Saúde e Assuntos de Aposentadoria, a plenária reafirmou a luta pela equiparação salarial entre docentes na ativa e aposentados e ainda pela revogação do Funpresp e da Reforma da Previdência.


Continuar, e intensificar, a mobilização contra a implementação do ponto eletrônico nas universidades estaduais e municipais, nos IFs e CEFETs e nas escolas e colégios de aplicação vinculados às universidades federais; pela revogação da Portaria MEC N° 983/2020; contra a plataformização do trabalho docente, pela revogação da Portaria MEC nº 2.117/2019, que amplia para até 40% o percentual de Ensino a Distância na oferta de disciplinas nos cursos de graduação foram algumas das deliberações referentes ao GT Carreira.



As lutas pela carreira única, pela dedicação exclusiva como regime prioritário, pelo recebimento da Retribuição por titulação tendo como referência o dia da defesa de dissertação ou tese e pelo direito à progressão a partir da data que o docente completou o interstício foram reafirmadas durante as votações da plenária.


As e os docentes aprovaram, também, entre outros pontos, que o GT Carreira, em conjunto com o Setor das Ifes, das Iees/Imes e o GTPE, realize o IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira EBTT e Educação Básica das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior no segundo semestre de 2023.

As delegadas e os delegados deliberaram também promover o II Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN e o VII Encontro de Comunicação e Artes do Sindicato Nacional, no segundo semestre de 2023, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ainda na pauta do GTCA, foi deliberado pela apresentação de propostas, ao 42º Congresso, para a atualização do Plano de Comunicação do Sindicato Nacional, que serão aprofundadas nos GTCAs locais e no encontro na UFMA.


A Plenária do Tema 02 terá sequência na manhã de domingo (16), quando serão retomados os debates e deliberações dos temas remetidos pelo 41º Congresso. A mesa é presidida por Raquel Dias, 1ª vice-presidenta do ANDES-SN, acompanhada de Helga Martins, 1ª vice-presidenta da Regional Planalto, Ana Lúcia Gomes, 1ª vice-presidenta da Regional Norte 1, César Beras, 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul.


Cronograma Evento deliberativo da categoria, o 66º Conad acontece de sexta a domingo (16), na Universidade Federal de Campina Grande (UFGC).


Fonte: ANDES-SN



Comentários


bottom of page