SESDUF-RR lança Acervo Documental Online


Foto: SESDUF RR

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR- Seção Sindical do ANDES-SN) lançou, na quinta-feira (9), o Acervo Documental Online, onde está presente todo histórico da seção sindical, desde a sua fundação no ano de 1990. Este é o primeiro acervo histórico digitalizado de uma organização sindical do estado de Roraima.


O lançamento foi transmitido online e contou com a presença da diretoria da seção, além de convidados e convidadas. O responsável pela reorganização dos documentos é o professor da UFRR, Jaci Guilherme Vieira, que desde 2006 realiza o trabalho. Ele contou com o trabalho da estudante e bolsista Gabriela Souza para o projeto. Os documentos reorganizados foram gerados a partir de atividades desenvolvidas pela SESDUF-RR, como as greves, atas de assembleias, documentos de eleições passadas, registros de materiais de assistência jurídica, entre outros.


Segundo o coordenador do projeto, o acervo documental online da SESDUF-RR servirá de referência para outros sindicatos, movimentos sociais e organizações, para que possam resgatar também seus materiais históricos. “A SESDUF-RR agora mostra toda sua história de lutas e conquistas desde seu ano de fundação, de forma acessível para todos e todas”, contou.


Para Roberto Câmara, presidente da SESDUF-RR SSind., o acervo digital é de grande importância para o estado por se tratar do primeiro acervo de um sindicato em Roraima.“Ficamos muito satisfeitos com o projeto realizado pelo professor Jaci Guilherme Vieira juntamente com a bolsista Gabriela Souza, parabenizo por todo trabalho feito”, disse.


O site já está disponível para consultas e pesquisas, tanto para docentes sindicalizados e sindicalizadas da seção, como para pesquisadores e pesquisadoras e público em geral. Para acessar é só entrar pelo site da SESDUF-RR aqui ou no link do Acervo Documental Online, aqui.


Espaço Memória Também com o intuito de preservar a história do ANDES-SN e as lutas protagonizadas pela categoria docente, em novembro deste ano foi inaugurado o Espaço Memória no terceiro andar da sede do Sindicato Nacional, localizada em Brasília (DF). O local contém uma exposição permanente com memórias da história do ANDES-SN e registros de docentes, funcionárias e funcionários, estudantes, militantes de outras categorias do funcionalismo público nas lutas e construção do sindicato, entre outros trabalhos.


Fonte: SESDUF-RR, com edição e acréscimo de informações do ANDES-SN