top of page

15 de outubro: Dia dos professores e das professoras




A ADUFOP parabeniza as professoras e os professores que historicamente têm lutado pela educação pública, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada. Aqueles e aquelas que em contexto de ensino remoto tem seu cotidiano, sua dinâmica familiar e laboral modificada.


A ADUFOP continua acompanhando com atenção e preocupação o Período Letivo Especial Emergencial da UFOP e já colocou-se diversas vezes contra os expedientes remotos para atividades de ensino que incluam o Calendário Acadêmico. Esse processo cria um precedente de trabalho que modifica estruturalmente a relação entre os docentes e discentes, além de encorajar o Ministério da Educação a atacar ainda mais as Universidades Federais Públicas e os direitos trabalhistas da categoria, abrindo caminho para uma maior precarização e privatização, via o projeto “Future-se”.


O sindicato coloca-se ao lado das professoras e dos professores e solidariza-se com a situação atípica e dolorosa que o mundo está enfrentando. Reitera que o momento é de potencialização das lutas e reivindicações históricas em defesa da educação e da categoria. É neste lugar que sempre encontramos os professores e as professoras, é neste lugar que nos encontramos!


“Que o futuro nos traga dias melhores e a capacidade de construir a universidade que está em nossos corações, nas nossas mentes e nas nossas necessidades” - Florestan Fernandes



bottom of page