top of page

🏾 ✊🏿 20 de Novembro | Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra ✊🏽 ✊🏾

  • ADUFOP
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

ree

Nesta quinta-feira o Brasil homenageia o líder revolucionário Zumbi dos Palmares e toda a histórica luta do povo negro brasileiro por igualdade racial. A data é um marco de reflexão sobre qual tem sido nosso posicionamento diante do racismo estrutural ainda existente em nosso meio, mas é fundamentalmente de respeito à ancestralidade negra que conforma nossa existência societária.


Nesta data, cabe também repudiar o fato de que diariamente a população negra segue sendo vítima de genocídio nas favelas, periferias urbanas e rurais em nosso país, vítima do próprio Estado democrático de direito e de uma ordem econômica que insiste em se utilizar da força, exploração e opressão enquanto heranças de um sistema escravocrata com manifestações no tempo presente.


Construir e pautar uma educação antirracista deve ser um compromisso de todos nós e da luta sindical docente compromissada. A ADUFOP se coloca nas trincheiras de enfrentamento às opressões étnico-raciais e reafirma seu compromisso de lutar por um cotidiano laboral docente sem preconceitos, opressões e violências institucionais sobre a população negra. 💪🏿🚩


Como convite à reflexão e ao chamado para a superação/eliminação do racismo e demais opressões que se impõem sobre o povo negro, compartilhamos o visceral e sensivel poema de Solano Trindade:


Sou Negro,


Sou negro

meus avós foram queimados

pelo sol da África

minh'alma recebeu o batismo dos tambores

atabaques, gongôs e agogôs

Contaram-me que meus avós

vieram de Loanda

como mercadoria de baixo preço

plantaram cana pro senhor de engenho novo

e fundaram o primeiro Maracatu


Depois meu avô brigou como um danado

nas terras de Zumbi

Era valente como quê

Na capoeira ou na faca

escreveu não leu

o pau comeu

Não foi um pai João

humilde e manso

Mesmo vovó

não foi de brincadeira

Na guerra dos Malês

ela se destacou


Na minh'alma ficou

o samba

o batuque

o bamboleio

e o desejo de libertação

 
 
bottom of page