top of page

38º Congresso do ANDES aprova centralidade da luta

Atualizado: 8 de fev. de 2019


Delegados e observadores da ADUFOP no 38º Congresso do ANDES-SN em Belém (PA) - Reprodução

Representantes da ADUFOP participaram do 38º Congresso do ANDES-SN, em Belém (PA), de 28 de janeiro a 2 de fevereiro. O tema central deste ano foi “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”. O evento, realizado na Associação dos docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa - SSind), debateu a conjuntura e aprovou os planos de lutas do ANDES para 2019.


Durante os seis dias de atividades, 598 pessoas participaram das discussões e deliberações. Os delegados e observadores da ADUFOP foram os docentes André Mayer (Diretoria da entidade - DESSO), Clarissa Rodrigues (DEQUI), Cláudia Amaral (DEALI), Claudio Horst (DESSO), Joaquim Toledo (Diretoria - Aposentado), Kathiuça Bertollo (Diretoria - DESSO), Marlon Garcia (DESSO), Paula Leão (DESSO), Rafaela Fernandes (DESSO), Ricardo Wanzeller (DESSO) e Rodrigo Nogueira (DEARQ). Os nomes foram definidos em Assembleia Geral em 13 de dezembro de 2018.


“Atuar buscando maior mobilização da base, pela construção de uma ampla unidade para combater a contrarreforma da previdência, as privatizações e revogar a EC 95. Defender a livre expressão, organização e manifestação, enfrentando as medidas antidemocráticas de extrema direita: defender os direitos fundamentais dos (as) trabalhadores e trabalhadoras; os serviços e os (as) servidores (as) públicos (as), bem como o financiamento público para Educação, Pesquisa e Saúde Públicas. Para tanto, empenhar-se na construção de uma Frente Nacional Unitária, como espaço de aglutinação para essa luta, contribuindo assim para avançar na organização da classe trabalhadora”. Este texto será o norteador da centralidade da luta e das ações do Sindicato Nacional durante o ano de 2019. Ele foi aprovado sem nenhum voto contrário e com algumas abstenções pelos docentes presentes no primeiro dia (28) do Congresso.


No último dia (02) de atividades, foi definido a realização do 39º Congresso do Sindicato Nacional na Universidade de São Paulo, sediado pela Adusp - Seção Sindical, previsto para acontecer no início de 2020. A diretoria do ANDES divulgou ontem (06) a Carta de Belém, documento síntese do 38º Congresso. Confira aqui a carta na íntegra.

bottom of page