top of page

4º Encontro Regional Por um Novo Modelo de Mineração

4º Encontro Regional Por um Novo Modelo de Mineração | 4ªJornada Universitária de Debate na Mineração

A FLAMa-MG, Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração, convida todas/os para o 4º Encontro Regional Por um Novo Modelo de Mineração | 4ªJornada Universitária de Debate na Mineração, entre os dias 23 e 26 de janeiro, no Auditório do ICSA - UFOP, em Mariana - MG.


Confira a programação completa: Segunda-feira (23/01) 17h - Mesa de Abertura. Com saudação das entidades que compõem a FLAMa.

19h - Lançamento de Livro: A Ecologia de Marx: Materialismo e Natureza. Autor: John Bellamy Foster.


Terça-feira (24/01) 14h - Mesa “Mineração e Saúde: Abordagens acerca da covid-19 e saúde mental.” Debatedores: Jandira Maciel: Médica Sanitarista pela UFMG. Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp. Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva e Social/Faculdade de Medicina/UFMG. Atua na área de Saúde do Trabalhador, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Promoção da Saúde e Prevenção da Violência/Faculdade de Medicina/UFMG. Preceptora do Serviço Especial de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas da UFMG.


Maria Helena Rocha: Moradora do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto. Defensora de Direitos humanos. Mobilizadora Social. Membro da FLAMa.


Aparecida Maria Gonçalves: Graduada em Serviço Social pela UFOP. Especialista em Política Social, Serviço Social e Processo de Supervisão de Estágio pela UFJF. Trabalhadora da Rede de Atenção Psicossocial no município de Mariana na Equipe Conviver - Serviço específico a Atenção em saúde mental e psicossocial dos atingidos pela barragem da Samarco.

17h às 18h - Lançamento de livros. Caderno de Textos Adufop 40 anos. Vários autores. Apresentação da obra: Kathiuça Bertollo. Aqui Tinha uma Escola": Vozes Docentes sobre o Rompimento da Barragem de Fundão. Autora: Adriane Hunzicker. Apresentação da obra: Adriane Hunzicker. Mariana: cidade tombada, territórios tomados. Autora: Flora Passos. Apresentação da obra: Flora Passos.


19h - Mesa “Mineração e Educação: a importância da formação e atuação crítica.” Debatedores: Adriane Hunzicker: Mestra e Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Educação na região atingida pelo Rompimento da Barragem de Fundão.


Solange Rodrigues: Professora do IFMG-campus Ouro Preto e Coordenadora do Sinasefe IFMG. Mestre e Doutora em Educação pela PUC Minas.


Patrícia Ramos: Moradora de Mariana, professora da rede estadual de Minas Gerais, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto. É militante do PSTU, constrói o Movimento Mulheres em Luta, MML, filiado à Central Sindical e Popular CSP-Conlutas. Ajuda na organização das lutas de trabalhadores e atingidos pela mineração, fortalecendo a política para mulheres, na luta contra assédios e violências dentro e fora das empresas.


Marcelo Loures: Professor de Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Coordenador do Programa Escola do Rio Doce de formação continuada de educadores da rede pública de ensino dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais.


Quarta-feira (25/01) 14h - Mesa “A importância das Lutas Sociais no enfrentamento à mineração extrativista na Região.” Debatedores: Roseni Ambrósio: Militante MAM, Santa Bárbara.


Simone Silva: Professora, Mãe em tempo integral, faz parte da Comissão dos Atingidos de Barra Longa, é Militante do MAB.


Rossely Valoni de Jesus: Graduada em Matemática, mestra em Educação Matemática pela UFOP, doutoranda em Educação pela UFMG, Técnica Administrativa do IFMG - Campus Ouro Preto, moradora de Amarantina.


Tuani Guimarães: Cientista Social, mestra em Arquitetura e Urbanismo. Professora de Sociologia em Itabira. Moradora de Itabira. Membra do comitê popular de atingidos pela mineração em Itabira e região e da FLAMa. Militante do Partido Comunista Brasileiro.


Carla Dias Pedagoga, Ativista Social e Ambiental, uma das Mulheres Guerreiras de Antônio Pereira, conselheira do CODEMA e COMUSA de Ouro Preto/MG. Também integrante do FLAMa, FAMOP e APAOP.


Renan Mapa: Morador da localidade do Palmital/Vargem. Secretário da Associação Comunitária Rural do Subdistrito de Vargem. Graduado em Serviço Social pela UFOP. Trabalhador do SUAS.


17h às 18h - Lançamento de livros. Mineração, genealogia do desastre. Autor: Horacio Machado Aráoz. Apresentação da obra: Ana Assis Mineração: Realidade e resistências. Organizadores: Murilo da Silva Alves, Karine Gonçalves Carneiro, Tatiana Ribeiro de Souza, Charles Trocate, Marcio Zonta. Apresentação da obra: Karine Gonçalves Carneiro e Tatiana Ribeiro de Souza.


19h - Mesa “Condições de trabalho na mineração e a importância da atuação sindical.”

Bruno Teixeira: Operário da mineração, diretor do Sindicato Metabase Inconfidentes, advogado.


Kathiuça Bertollo: Docente do curso de Serviço Social da UFOP. Presidente da ADUFOP. Membro da FLAMa.


Michele Tavares: Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia e Psicóloga Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente trabalha no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS no município de Contagem/ MG. É coautora nos livros: Efetivação de Direitos da Infância, Adolescência e Juventude: relato de experiência a partir do fomento a projetos em Conceição do Mato Dentro, Violações de Direitos e Dano ao Projeto de Vida no Contexto da Mineração e Violências de Mercado e de Estado no contexto do Empreendimento Minerário Minas-Rio. Possui experiência acadêmica e profissional nas áreas de: Psicologia Social, Direitos Humanos, Resistências e Mobilização Social, Prevenção Social da Violência e da Criminalidade, Mediação de Conflitos, Direitos de Crianças e Adolescentes, Promoção de Saúde do Trabalhador, Saúde Coletiva, Conflitos Socioambientaile Mineração.


Marta de Freitas: Coordenação Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais (FSPSST/MG).


Quinta-feira (26/01) 14h - Encerramento do Evento: Exibição do documentário “Lama” Direção: Richardson Pontone e Carlos Pronzato. Debatedores: Richardson Pontone Diretor da obra e professor da UEMG.


Andresa Rocha: Vice presidente da AVABRUM. Mãe de Bruno Rocha, vitima fatal do Rompimento Barragem da Vale em Brumadinho.


Daniel Neri: Professor do IFMG Campus Ouro Preto e militante da FLAMa.



bottom of page