top of page

8M: Mulheres ocuparam as ruas de Ouro Preto no 8 de março

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres da região ocuparam as ruas de Ouro Preto em uma manifestação que teve como pauta: Basta de feminicídio; Em favor das liberdades democráticas; Por um novo modelo e mineração. A programação teve início às 9h, na Praça Tiradentes, com um café da manhã coletivo e em seguida uma aula de yoga. A concentração para o ato teve início às 10h30 com falas, bateria e palavras de ordem. Em seguida, os manifestantes marcharam em direção a Rua Direita, seguindo pela Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José e terminado com atividade cultural no Largo da Alegria.


Um dos objetivos da manifestação foi dizer não NÃO ao governo Bolsonaro que legitima o ódio contra as mulheres, negros, indígenas e LGBTQ+ e todas as suas reformas que atacam os direitos do povo trabalhador. Além disso, lutar pela vida das mulheres e contra a exploração capitalista que as oprime enquanto mulheres, trabalhadoras, negras e mães.


O ato foi organizado pelas Marias das Minas, que neste ano contou com a participação da ADUFOP, da ASSUFOP, do Coletivo Outro Preto, do Levante Popular da Juventude, do MAB – Movimento de Atingidos por Barragens, do MML - Movimento Mulheres em Luta, do Movimento de Mulheres Olga Benario, do PT - Partido dos Trabalhadores, da UBM - União Brasileira de Mulheres de Ouro Preto, da UP – Unidade Popular pelo Socialismo, do SINASEFE IFMG, do SINDISFOP, do SindUTE e de ouropretanas e marianenses de luta.



Larissa Lana/ADUFOP

Larissa Lana/ADUFOP

bottom of page