ADUFOP 40 anos de luta e resistência!

Atualizado: 10 de nov.

No dia 04 de novembro de 1982 foi fundada a ADUFOP. Hoje, a entidade completa 40 anos de atuação político-sindical representando os e as docentes da UFOP. Este ano trouxe momentos exigentes e árduos, especialmente os desencadeados pela pandemia da COVID-19 e pelas condições, cada vez mais agravadas, da sobrevivência humana. Ao mesmo tempo, a sociedade enfrentou tais situações e, neste percurso a ciência, a educação e a universidade pública, a luta e organização sindical reafirmaram sua imprescindibilidade.


No bojo das atividades comemorativas, a entidade lançou, em outubro deste ano, o documentário ADUFOP 40 ANOS, construído a partir, principalmente, da memória oral de ex-presidentes, membros de diretorias passadas e funcionários. O filme contou também com a participação de outros personagens, como coordenadoras/es e diretores/as de entidades que constroem as lutas de modo coletivo na região de atuação da entidade. O diretor do trabalho foi o documentarista Richardson Pontone, professor da UEMG e contou com pesquisa da Professora Kathiuça Bertollo, atual Presidente da ADUFOP e da secretária da entidade, Cláudia Péret. O documentário está disponível no canal do Youtube da ADUFOP.


Hoje, a entidade lança virtualmente o Caderno de Textos 40 anos ADUFOP - Um pouco sobre a nossa história e reflexões sobre o universo docente. O objetivo é divulgar reflexões sobre a atuação e luta sindical docente do ANDES-SN e da ADUFOP ao longo das quatro décadas de suas existências. O Caderno de Textos está disponível em PDF e também no ISSU. Ele também será disponibilizado impresso à categoria.


Além disso, para renovar as esperanças, a Diretoria da ADUFOP convida todas e todos sindicalizadas/os para a comemoração dos 40 anos de luta e resistência da entidade. A confraternização será no dia 02 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Convenções - Sesc Estalagem, em Ouro Preto e contará com shows de Rubinho do Vale e Silvia Gomes.


O convite é extensivo a 01 (um/a) acompanhante. Confirme sua presença, até o dia 24 de novembro, através do link: https://forms.gle/wGLK1gEXszg3Xqz26


Venha comemorar!



Confira o convite da Diretoria: