top of page

ADUFOP apoia a CHAPA 2 — Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta

É preciso retomar o Sindicato Metabase para os trabalhadores!

ADUFOP apoia a CHAPA 2 — Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta




O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos-METABASE — de Mariana, Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Caeté, João Monlevade, Catas Altas e Bela Vista terá eleições nos dias 30/06/2021, 01/07/2021 e 02/07/2021, para a próxima gestão – 2021–2025.


O Sindicato METABASE é um dos mais importantes sindicatos de trabalhadores da Região dos Inconfidentes uma vez que representa os/as trabalhadores/as das Empresas de Mineração (Vale, Samarco, etc).


Historicamente com direções ligadas às empresas de mineração, o SINDICATO METABASE tem uma oportunidade histórica de retomar sua verdadeira vocação: representar os/as trabalhadores/as frente aos abusos cometidos pelas mineradoras; lutar contra as retiradas de direitos; contra as demissões em massa; denunciar os casos de acidentes de trabalho; contra a falta de segurança e assédio; entre outras tarefas.


Por acreditar que a “CHAPA 2 – Movimento Oposição: Liberdade, Democracia e Luta” tem compromisso com estas tarefas, a Associação dos Docentes da UFOP — ADUFOP, apoia a CHAPA 2 e convoca os trabalhadores a exercerem seu direito de voto e fazer com que o SINDICATO METABASE volte a representar de fato sua categoria profissional.


A atual gestão do sindicato e que tenta se manter na direção do METABASE (CHAPA 1), de maneira ilegal e sem justificativa, quer impedir que a CHAPA 2 concorra nas eleições. Contudo, a Justiça vai prevalecer e teremos de fato uma chapa para lutar pelos trabalhadores.


Ouro Preto, 28 de junho de 2021

Diretoria da ADUFOP


bottom of page