top of page

ADUFOP apoia o Encontro AQUILOMBAR OURO PRETO

  • ADUFOP
  • há 19 horas
  • 2 min de leitura

No dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi realizado o AQUILOMBAR OURO PRETO, um encontro de celebração, escuta e afirmação das comunidades tradicionais e quilombolas de nossa região. A ADUFOP apoiou a iniciativa.


O evento teve início na Casa de Cultura Negra, ao lado da Igreja de Santa Efigênia. Em seguida, um cortejo seguiu pelo centro histórico de Ouro Preto com a participação das Guardas de Congado Manto Azul e Moçambique de Santa Efigênia. 


Posteriormente, foi realizada roda de conversa no anexo do Museu da Inconfidência. O debate contou com a presença e falas de representantes do Centro de Documentação Eloy Ferreira (CEDFES), da Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP), da Mina Du Veloso, da Bateria Carabina, do Quilombo de Gesteira (Barra Longa) e do Quilombo do Manzo (Belo Horizonte). O encerramento do encontro contou com a apresentação da Bateria Carabina.


ree

Para a ADUFOP é imprescindível, para alcançar avanços nas pautas político-sindicais das e dos docentes, manter diálogo constante e alinhado com as lutas travadas pelos sujeitos coletivos da região, nesse sentido, as construções conjuntas com os coletivos étnico-raciais, de mulheres/docentes mães, LGBTQIAP+, de pessoas com deficiência, dentre outros são premissas assumidas pela atual diretoria (Gestão 2025-2027) e que têm se materializado no cotidiano da atuação político sindical da entidade, pois enfrentar o racismo, o machismo, o capacitismo e demais opressões é ação urgente neste tempo histórico ainda marcado por inúmeras violências.


A ação de apoio a este evento se articula ao conjunto de atividades construídas pela ADUFOP no enfrentamento ao racismo, em especial à II Marcha Nacional das Mulheres Negras que acontecerá amanhã (25/11), em Brasília e que contará com uma caravana de 65 pessoas da região, incluindo mulheres do Quilombo de Gesteira, mulheres de Mariana e Ouro Preto, estudantes e docentes.


ree


Fotos: Marilda Dionisia Da Silva Costa

 
 
bottom of page