top of page

ADUFOP, ASSUFOP, DCE e Comissão de Reativação da APG participam de reunião com representantes UFOP

Durante a reunião foram discutidos os impactos dos cortes de verbas na Universidade


Ontem (19/12), representantes da ADUFOP, do ASSUFOP, do DCE e da comissão de reativação da APG-UFOP participaram de reunião online com representantes da UFOP, entre eles Élido Bonomo, Chefe de Gabinete da Reitoria, Eleonardo Lucas Pereira, Pró-Reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Sabrina Magalhães Rocha, Pró-Reitora Adjunta de Assistência Estudantil (PRACE). A Reitora e o Vice-Reitor justificaram a ausência devido a compromissos já assumidos anteriormente. Participaram pela ADUFOP Kathiuça Bertollo e Joana Amaral, respectivamente presidenta e 1ª secretária da entidade.


O Pró-Reitor de Planejamento iniciou a reunião trazendo um panorama dos últimos cortes e bloqueios na Universidade. Eleonardo ressaltou que o atraso do pagamento das bolsas aconteceu devido ao bloqueio de verbas. De acordo com o Pró-Reitor, desde que a verba foi liberada, as bolsas foram pagas e o orçamento que continuava bloqueado, agora está desbloqueado.


Também foi informado que os auxílios socioeconômicos já haviam sido liberados e, dessa forma, a PRACE conseguiu geri-los. Além disso, a reitoria manterá o livre acesso ao RU até sexta-feira (23/12), quando terminam as aulas neste ano.



Em relação ao orçamento de 2023, foi comunicado que o mesmo não atende às demandas da UFOP. Existem expectativas que, a partir da aprovação da PEC de Transição, o orçamento da universidade seja aprovado e ampliado.


Sobre o pagamento dos trabalhadores terceirizados, foi comunicado que apenas uma empresa teve alguma dificuldade para pagamento das/os funcionárias/os, no entanto, conseguiram efetuá-lo.


A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis indicou que a administração está antecipando o pagamento/repasse de alguns auxílios, tais como o auxílio energia elétrica. Entretanto, não conseguiram efetuar a compra de móveis que seriam destinados às repúblicas de Ouro Preto e Mariana. Durante a reunião, também foi debatido a recomposição do valor das bolsas estudantis e o reajuste salarial do funcionalismo público.


O Chefe de Gabinete ainda ressaltou o cenário de “terra arrasada” que o atual governo federal tem deixado. O grosso do orçamento do próximo ano já foi feito por esta atual gestão. Algum avanço será possível com a PEC da transição, no entanto, é preciso muito mais. Os relatórios da equipe da PEC da Transição são preocupantes e demonstram que será preciso muito trabalho e ações para restabelecer o que se tinha há anos atrás. Há tarefas expressivas para recompor a participação da sociedade civil em diversos espaços de decisão, tais como os conselhos.


As entidades indagaram se a PRACE tem dados de quantos estudantes estão com bolsas pendentes. A Pró-Reitora informou que as bolsas estão sendo pagas e que as bolsas de auxílio estudantil, referente ao mês de janeiro, serão pagas ainda nesta semana. Sabrina esclareceu que o que está acontecendo são situações individuais, especialmente com os calouros em função do descompasso do início do semestre letivo e do calendário do SISU. No caso, mencionou que cerca de 70 estudantes estavam nesta situação.


Os representantes da ADUFOP, do ASSUFOP, do DCE e da comissão de reativação da APG-UFOP propuseram, como encaminhamento, a realização de uma Assembleia Universitária para o início do próximo ano, quando o semestre letivo 2022-02 for retomado, considerando um cenário ainda de muitas questões em aberto e de início de novo governo federal.

bottom of page