top of page

ADUFOP: Campanha de sindicalização


SINDICALIZE-SE E FORTALEÇA AS LUTAS DA CATEGORIA DOCENTE”



Para impulsionar a luta sindical local, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) lança a campanha “Sindicalize-se e fortaleça as lutas da categoria docente”, com o objetivo de dialogar com os/as docentes ingressantes na UFOP, e também com aqueles/as ainda não sindicalizados/as.


Será realizada entre os dias 06 e 13 de março, seguindo o cronograma:


06/03: Segunda-feira - no ICEA, das 12h às 19h, campus João Monlevade.

07/03: Terça-feira - no ICHS, pela manhã e à tarde no ICSA, campus Mariana.

08/03: Quarta-feira - no ICEB, pela manhã e à tarde na Escola de Minas, campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto.


Nos demais dias, procure a sede provisória da ADUFOP situada na Rua Irmãos Kennedy, 362, bairro Água Limpa, em Ouro Preto ou envie e-mail para secretaria@adufop.org.br.


Esta campanha destaca a importância da ADUFOP e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na defesa dos direitos dos/as docentes e na importância da construção coletiva pautada pela autonomia do movimento sindical.


Teoria social crítica é imprescindível para a prática interventiva sindical!

Durante esta campanha, convidamos os/as sindicalizados/as para retirarem exemplares de livros fruto da parceria da ADUFOP e outras seções do ANDES-SN com a editora Expressão Popular. As obras são: Nova Gazeta Renana, de Karl Marx e Friedrich Engels; Gramsci: uma nova biografia, de Angelo D'orsi; e A ecologia de Marx: Materialismo e natureza, de John Bellamy Foster.


A luta não para!

Aproveite este momento para dialogar com a diretoria da ADUFOP sobre a campanha de recomposição salarial da categoria. As entidades que constroem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), do qual o ANDES-SN faz parte, estão em diálogo com o Governo Federal. Já foram realizadas duas mesas de negociação e o Governo solicitou uma semana para apresentar uma contraproposta. É preciso fortalecer a mobilização para avançar nas negociações e atender as reivindicações da pauta unificada do funcionalismo federal. Sabemos que sem pressão, não há negociação! Juntos/as somos mais fortes, por isso se sindicalize na ADUFOP e ao ANDES-SN!


Sobre a ADUFOP

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) foi fundada em 04 de novembro de 1982, como instrumento de luta da categoria por melhores condições de trabalho e em defesa da educação pública superior.


Por compreender que as reivindicações por melhores condições de trabalho e em defesa da educação pública devem ser unificadas nacionalmente, a ADUFOP compõe o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Funcionamento da ADUFOP

A ADUFOP tem uma Diretoria composta por seis docentes. Além disso, conta com um Conselho de Representantes. O grupo é eleito democraticamente, através do voto, para mandato de dois anos.

À Diretoria compete defender os interesses dos/as docentes perante a administração da UFOP e o Governo Federal, além de discutir, propor e definir políticas para o movimento docente em âmbito local e participar das construções e deliberações nacionais. Todas as decisões referentes à categoria são apresentadas e votadas em Assembleia, instância máxima de deliberação.

De que forma é utilizada a contribuição sindical?

A ADUFOP é mantida exclusivamente através da contribuição financeira mensal dos/as associados/as. É uma entidade autônoma diante de partidos, reitorias e governos.São associados/as os/as docentes da UFOP que, junto à entidade, requeiram a sindicalização.


O valor da contribuição mensal, definido no estatuto do ANDES-SN e em Assembleia da ADUFOP é de 1% sobre a remuneração, constituída do Vencimento Básico + Retribuição por Titulação. A quantia é utilizada para pagamento de despesas relacionadas às mobilizações e lutas locais/regionais e nacionais, repasse ao ANDES-SN, participação em Congressos e cursos do ANDES-SN, reuniões em outras cidades e/ou estados, pagamento de funcionários, dentre outras. A prestação de contas com a relação das receitas e despesas do sindicato é feita semestralmente pela Diretoria e apresentada ao Conselho de Representantes.


MAIS DE 40 ANOS DE FORÇA CONJUNTA!

Há mais de quatro décadas nascia o ANDES – SN, que mantêm-se firme e alinhado na luta em defesa da educação pública enquanto um direito social e na defesa dos direitos da categoria docente.


A ADUFOP E O ANDES-SN SÃO MAIS FORTES COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS/AS!


Para lutarmos juntos/as pelos nossos direitos é que estamos chamando você, professor, professora!

  • Por salário adequado – e no momento reposição salarial emergencial, condições adequadas de trabalho, aposentadoria, saúde e assistência.

  • Por uma educação desvinculada dos interesses mercantis.

  • Pela liberdade e autonomia de organização sindical.

  • Pela universidade pública e gratuita, autônoma, democrática, de qualidade socialmente referenciada.

  • Pela construção de um novo patamar de sociedade que nos permita uma existência mais humana, democrática e justa.


SINDICALIZE!

Diretoria ADUFOP – 2021-2023










bottom of page