top of page

ADUFOP lança Campanha de Valorização Docente e da Ciência - por uma Universidade Popular, com série de entrevistas

  • ADUFOP
  • 20 de jan.
  • 1 min de leitura

Em resistência aos projetos que avançam no país, de desmonte da educação pública brasileira por meio da precarização do serviço público, da restrição orçamentária e da desvalorização docente, a ADUFOP lança em 2026 a Campanha de Valorização Docente e da Ciência - Por uma Universidade Popular, em consonância com o assumido no Programa de Atuação Político Sindical pela atual Gestão da entidade (2025-2027).


A campanha vai trazer a cada mês uma entrevista com docente da Universidade Federal de Ouro Preto, ressaltando a atuação compromissada de professores e  professoras no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no território em que a UFOP está inserida. Também, vislumbra-se a valorização da atuação e da luta sindical docente nesse contexto.


A primeira entrevistada da série, a Professora Dra. Louise Mendes, do Departamento de Química, traz importantes análises sobre a ética profissional no conflito de interesses quando o assunto é investimento privado na universidade pública, e apresenta um panorama amplo e detalhado sobre sua atuação junto às comunidades atingidas pelo atual modelo de mineração.


O título de sua pesquisa, “Composição química da poeira indoor e outdoor em determinadas regiões mineradoras de Minas Gerais, bioacessibilidade gastrointestinal e solubilidade em fluido pulmonar: uma questão de saúde pública”, evidencia o caráter científico e o tom de denúncia que seu trabalho possui: o lucro da mineração é privado, mas suas consequências são um problema público, e de saúde.


Entre outras questões da vida docente, Louise falou da sobrecarga de trabalho, as motivações cotidianas para seguir pesquisando e os desafios para conciliar sala de aula, pesquisa e luta sindical.


Assista à primeira entrevista da Campanha de Valorização Docente e da Ciência:



 
 
bottom of page