top of page

ADUFOP participa de Dia Nacional de Luta em Defesa da UEMG e do Patrimônio das Universidades Estaduais de Minas Gerais  

  • ADUFOP
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura

Professores/as, servidores/as, estudantes, movimentos sociais e sociedade civil participaram ontem(10) do Dia Nacional de Luta em Defesa da UEMG e do Patrimônio das Universidades Estaduais de Minas Gerais em Belo Horizonte(MG). A ADUFOP esteve presente e mobilizou uma caravana com estudantes e docentes.


As atividades tiveram início pela manhã com uma Audiência Pública e um seminário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde foi pautada a importância da autonomia universitária e a defesa da UEMG. No período da tarde, manifestantes se reuniram em frente à Assembleia, em um ato que denunciava o projeto de privatização das Universidades Estaduais de Minas Gerais e a reforma administrativa proposta pelo governador Romeu Zema (Novo).


Durante a audiência pública, foi protocolada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para regulamentar o Artigo 199 da Constituição do Estado de Minas Gerais, que objetiva garantir a autonomia universitária da UEMG e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Segundo Túlio Lopes, presidente da ADUEMG “a iniciativa de apresentar uma PEC tem como objetivo resguardar a Autonomia Universitária das Universidades Estaduais Mineiras, garantindo efetivamente todos os elementos previsto no Artigo 207 da Constituição Federal assegurando mais investimentos, a gestão financeira e patrimonial, a democracia universitária, o direito inerente a dedicação exclusiva e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.


ree

Cristiana Fonseca, secretária executiva da ADUEMG, explica que “esta PEC é específica para o artigo 199 da Constituição Mineira, e refere-se à autonomia universitária das Universidades Estaduais UEMG e UNIMONTES. O protocolo foi realizado com 37 assinaturas de parlamentares e significa um grande avanço em busca da Autonomia no ensino superior estadual de Minas Gerais”.


ree

O pacote de privatizações do governador Zema, que inclui a UEMG e Unimontes, abrange também empresas estratégicas do estado como Copasa, Cemig, Codemge e Codemig, no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), negociado com a União.


Kathiuça Bertollo, presidente da ADUFOP, que tem acompanhado as lutas travadas pela ADUEMG e pelo movimento estudantil da UEMG desde o início do enfrentamento aos Projetos de Lei 3733 e 3738, afirma que “esta Audiência Pública e ato foram muito significativos e expressaram uma forte unidade nas lutas. Inúmeras seções sindicais e a diretoria nacional do ANDES-SN estiveram presentes, além disso, foi marcante a presença de estudantes que reivindicam o direito de continuar estudando na UEMG enquanto universidade pública e patrimônio do povo mineiro.”


O Dia Nacional de Luta em Defesa da UEMG e do Patrimônio das Universidades Estaduais de Minas Gerais foi uma deliberação do último CONAD do ANDES-SN, realizado em Manaus, em julho de 2025


 
 
bottom of page