top of page

ADUFOP participa do 97º Encontro Regional Leste do ANDES-SN

Durante o último final de semana, as professoras Kathiuça Bertollo e Joana Amaral, diretoras da ADUFOP, participaram do 97º Encontro Regional Leste do ANDES-SN. O encontro foi realizado nos dias 25 e 26 de março, no campus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte.


A atividade contou com um debate sobre a conjuntura com a professora Jennifer Webb, 3ª Tesoureira do ANDES-SN e, Raiara Pìres, da Direção Nacional do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) com mediação do professor Mário Mariano, 1º Vice-presidente da Regional Leste.


Durante a tarde, houve um debate sobre o Orçamento das Universidades e Institutos Federais e CEFET’s com o economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida e a estudante Luiza Datas, do DCE-UFMG. O debate foi mediado pelo professor Gustavo Seferian, 1º Secretário da Regional Leste.


O terceiro tema pautado foi a Reforma do Ensino Médio e as implicações no Ensino Superior. A debatedora foi a professora Raquel Dias, da Seção Sindical de Docentes da Uece (Sinduece SSind.) e a mediação foi realizada pela professora Clarissa Rodrigues, 2ª Tesoureira da Regional Leste.


À noite, houve uma atividade cultural no Armazém do Campo do Movimento Sem Terra (MST). E no domingo, aconteceu o encerramento com a plenária final, com mediação do professor Ricardo Behr, 1º Tesoureiro da Regional Leste.


Para Kathiuça Bertollo, presidente da ADUFOP, "o ANDES-SN está com uma agenda intensa de eventos. Iniciamos o ano com o Congresso, aconteceram várias reuniões de setor, seminários que pautaram a questão da educação e saúde, e neste final de semana a regional Leste realizou o seu encontro. Foi mais um espaço importante, de debates e reflexões sobre conjuntura, questão orçamentária, novo ensino médio. Saímos com uma agenda de ações e, com certeza, mais fortalecidas/os para as lutas nas nossas Instituições”.


Joana Amaral, 1ª secretária da ADUFOP, ressaltou que ”a ADUFOP cumpriu mais uma importante tarefa ao participar do 97º Encontro da Regional Leste do ANDES-SN. No Encontro, discutimos diversos aspectos relacionados às nossas lutas locais, contemplando planos de ações que colocam em evidência os desafios vividos pelas seções sindicais locais de Minas Gerais e Espírito Santo. Destaco a importância das especificidades das lutas das Universidades Estaduais e nosso contexto econômico, ambiental e político frente a um governo de Estado com raízes na extrema direita."




bottom of page