top of page

ADUFOP participa do Seminário Estado e Educação e de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES

ADUFOP participa do VII Seminário Estado e Educação e do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN

Nas últimas semanas, docentes da ADUFOP participaram do VII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN, com o tema “O Projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?” e do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN, “Trabalho docente: implicações na saúde e reflexos na vida”.

O Seminário Estado e Educação foi realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, organizado em conjunto com a Seção Sindical de Docentes da Uece

(Sinduece SSind.). Participaram mais de 160 docentes de todo o país. O professor André Mayer, compôs a delegação da ADUFOP. De acordo com o professor, a atividade procurou apresentar as determinações do projeto em fazer da Educação, um nicho de acumulação do Capital. “Essa tendência se desdobra por todos segmentos. Vale destacar a desintegração político-pedagógica, causada pelo Novo Ensino Médio; a militarização do ensino, em estabelecimentos municipais e estaduais; a ampliação generalizada do ensino ligeiro e à distância; o forte componente de racismo e de exclusão das filhas e filhos da classe trabalhadora, em todo o processo educacional; e a tendência de tornar a Universidade Federal, em um modelo híbrido, onde se misturam: orçamento residual, redução de profissionais da educação, terceirização, aumento da carga do ensino à distância, parcerias público-privadas, entre outros.”


Para André, “manter a mobilização e a articulação das lutas em torno da educação pública, é tarefa permanente dos movimentos sociais. Pautar também a construção de outra sociedade, porque a tendência à mercantilização da educação na ordem do Capital, é irreversível.”

A ADUFOP também participou do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN, entre os dias 17 e 19 de março, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do Sindicato Nacional em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp - Seção Sindical do ANDES-SN). Compuseram a delegação da ADUFOP as professoras Kathiuça Bertollo e Joana Amaral, respectivamente Presidente e 1ª Secretária da entidade, e a professora Eva Bessa. Participaram aproximadamente 30 seções sindicais.


A professora Kathiuça ressaltou a importância da realização deste evento, que estava previsto para o ano de 2020, no entanto, devido a pandemia não foi realizado naquele momento. A realização agora, em meio ao período pandêmico trouxe novos e agravados elementos pro debate. Destacou ainda, a importância da participação de os/as docentes sindicalizados/as nos eventos do ANDES-SN, pois são abertos à categoria e isso impulsiona e fortalece a luta sindical na ADUFOP.


Kathiuça afirma: "foi um evento emblemático, que aconteceu na faculdade de Medicina da USP, ambiente como explicitado muitas vezes ao longo do Seminário, ainda muito elitizado e distante da defesa da saúde pública enquanto um direito da população brasileira. As mesas e os debates foram extremamente qualificados e relevantes para o momento histórico que vivemos. Aconteceram muitas trocas de informações a partir da atuação das seções sindicais, e nesse sentido, ressaltamos a pertinência do levantamento realizado pela ADUFOP no mês de julho de 2021 em contexto do trabalho e ensino remoto na UFOP. Destaco como principal encaminhamento do evento, que contou também com região do Pleno do GTSSA, destaco a realização de enquete junto à categoria docente nos próximos meses. Esta coleta de dados permitirá identificar o real contexto em torno da saúde do/a trabalhador/a docente das IFES".


Prosseguindo a agenda de atividades, o ANDES-SN realizará a Jornada de Mobilização sobre Assuntos de Aposentadoria: ontem, hoje e amanhã, nos dias 28 e 29 de março de 2023, em Brasília (DF), na Sede do ANDES-SN. Já nos dias 31 de março e 1º de abril, acontecerá o III Seminário Nacional Intercultural, com o tema “O Direito à vida, democracia e desenvolvimento socioambiental”. O evento será em Belém (PA), na Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa SSind.) A programação conta com discussões, intervenções culturais, exposição fotográfica, além de vivência política e de lazer no Território Quilombola do Abacatal.


A Diretoria da ADUFOP convoca toda a categoria para participar das atividades. A/o docente interessado, deve encaminhar um e-mail para secretaria@adufop.org.br , informando qual evento é de seu interesse.

Comments


bottom of page