ADUFOP realiza Primeiro Encontro de Aposentados e Aposentadas
- ADUFOP
- 24 de set.
- 3 min de leitura
A ADUFOP realizou na última quinta-feira (18), em sua sede, o I Encontro de Aposentados e Aposentadas. O evento marca, de forma mais enfática, o início de uma política de valorização e resgate da memória sindical da entidade, reunindo docentes para diálogo, orientações jurídicas e confraternização.
O Encontro foi aberto com saudações da Diretoria da ADUFOP, incluindo a leitura de uma carta do professor Paulo Antonelli, tesoureiro da entidade, pela presidenta Kathiuça Bertollo.

Para a professora Kathiuça Bertollo, presidenta da ADUFOP, “esse encontro foi muito decisivo para a reivindicação das relações sindicais de modo presencial. Serviu para reaproximar colegas de trabalho que não se viam há anos, para trazer à tona dilemas em torno de questões/processos judiciais que se estendem na justiça por décadas, e para a confraternização entre os presentes. Acima de tudo, demonstrou que a luta sindical na ADUFOP pode se dar em articulação entre aposentados/as e docentes da ativa.”

Renata Freitas, professora aposentada da Escola de Nutrição, parabenizou a diretoria da ADUFOP pela iniciativa. E acrescentou: “O encontro, na sede do sindicato, foi elaborado com muito cuidado e atenção. Embora com baixa participação, considerando o número de aposentados filiados, ficou clara a importância do encontro para a discussão de problemas e pautas específicas desse segmento do qual, cedo ou tarde, toda comunidade sindicalizada fará parte. A organização desse segmento em torno de pautas específicas e comuns, fortalece a luta da classe docente em defesa de direitos adquiridos, direitos perdidos e direitos a serem conquistados. Espero que esse tenha sido o primeiro de futuros encontros que possibilitem a valorização do segmento e de toda classe.”
Heliana Brina, professora aposentada do ICHS, recebeu o convite com surpresa e alegria. "Pudemos reencontrar antigos colegas, relembrar momentos felizes e outros de grandes dificuldades da instituição, além de conhecermos a nova geração de docentes. Foi muito importante, também, termos contato com o setor jurídico da ADUFOP, para dirimir dúvidas sobre questões legais de processos trabalhistas em que muitos de nós estivemos envolvidos. O cuidado com o bufê e a música agradável complementam o prazer do encontro. Depois de me aposentar, há 27 anos, fui aos poucos me distanciando de uma entidade à qual, na prática, já não me sentia mais tão ligada. Particularmente, o mais importante foi a sensação renovada de pertencimento." A professora finalizou seu depoimento com o poema "A palavra mágica" de Carlos Drummond de Andrade:
"Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra."
Os participantes receberam orientações jurídicas e previdenciárias e encerraram a tarde com uma confraternização com apresentação artística do músico Zé Miranda. Como lembrança, cada docente ganhou uma xícara e uma camisa do evento.
Esta iniciativa faz parte do plano de atuação político-sindical da Diretoria eleita para a gestão 2025-2027, que visa “instituir uma política de valorização dos e das aposentados/as, registrar a memória sindical da ADUFOP e fortalecer a relação entre docentes aposentados/as e da ativa.” A proposta é que o Encontro de Aposentados e Aposentadas da ADUFOP se torne uma atividade constante na atuação e história da entidade.
A ADUFOP se compromete na luta pela inclusão dos e das aposentados/as em acordos de greve, além da integralidade e paridade entre aposentados/as e docentes da ativa.








