ANDES-SN realiza Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes entre 23 e 27 de maio

Diante da escalada de ataques e retrocessos, o ANDES-SN e suas seções sindicais realizam, entre 23 e 27 de maio, a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior públicas (Iees/Imes). A Semana, organizada pelo Sindicato Nacional, tem como tema central “Semana de Lutas do Setor: quem conhece, defende!”. Reconhecida pelo seu contexto histórico, a Semana de Lutas das Iees e Imes ocorre, geralmente, em maio, mês no qual as Assembleias Legislativas votam as Leis Orçamentárias Anuais dos estados.



Além da luta por mais orçamento, as e os docentes têm realizado mobilizações incessantes nos estados e municípios por melhores condições de trabalho, valorização salarial, concursos públicos e em defesa da autonomia universitária.


As atividades se iniciam na segunda-feira (23) com a realização de uma transmissão ao vivo do lançamento da Campanha em Defesa das Iees/Imes, a partir das 18h, com a participação do presidente do Sindicato Nacional em exercício, Milton Pinheiro, e integrantes da coordenação do Setor das Iees/Imes, Rosineide Freitas (Uerj), Sâmbara Ribeiro (Uece), Alexsandro Carvalho (Uern), Edmilson Silva (UEM), Luiz Blume (Uesc). A Campanha, que tem como lema “Universidades Estatuais e Municipais: quem conhece, defende!”, foi aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, realizado este ano em Porto Alegre (RS), assim como a realização da Semana de Lutas, que integra o Plano de Lutas do Setor das Iees/Imes.


"A ideia é termos ações descentralizadas e que cada seção sindical se aproprie das suas peças, a partir da identidade da Campanha, e construa iniciativas nos estados e municípios, com sua comunidade acadêmica, em defesa das Instituições Públicas Estaduais e Municipais de Ensino Superior", explicou Rosineide Freitas, da coordenação Setor das Iees/Imes do ANDES-SN.


A diretora do Sindicato Nacional ressaltou a importância de mostrar para toda a sociedade a luta encampada nas instituições “em defesa da educação pública e os ataques históricos promovidos por governos e prefeituras a elas”.


A semana ainda contará com o lançamento do podcast - conteúdo de áudio semelhante ao de um programa de rádio - sobre a Financeirização nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos estados: Tendências enunciadas na estruturação do sistema e na legislação, com a participação da professora Sara Granemann (UFRJ), e do Painel Virtual “As lutas atuais do Setor das Iees/Imes”, no dia 26 de maio, a partir das 19h, ao vivo no Instagram do ANDES-SN. Além disso, de 23 a 27 de maio ocorrerão atos, paralisações, debates, panfletagens e outras ações de agitação nas Instituições de Ensino para dialogar com a comunidade acadêmica e com a sociedade sobre a importância dessas universidades.


Serviço: Semana de lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes): "Quem conhece, defende" Programação: 23/05 - 18h: Live de lançamento, nas redes sociais do ANDES-SN, com participação do presidente em exercício do ANDES-SN Milton Pinheiro, e dos(as) diretores/as Rosineide Freitas; Sâmbara Ribeiro; Alexandro Carvalho; Edmilson Silva e Luiz Blume;

24/05: Divulgação dos vídeos da Campanha;

25/05: Lançamento do episódio de podcast sobre Financeirização dos Regimes Próprios de Previdência Social nos Estados, com Sara Granemann;

26/05 - 19h: Painel virtual das Lutas Atuais do Setor das Iees/Imes, ao vivo no Instagram;

27/05: Divulgação dos vídeos da Campanha.


Fonte: ANDES-SN