ANDES-SN repudia ataques e reafirma compromisso com a luta sindical
- ADUFOP
- há 50 minutos
- 2 min de leitura

A diretoria do ANDES-SN divulgou, nesta sexta-feira (9), uma nota de repúdio aos ataques promovidos pela Proifes - entidade sem registro e que não tem legitimidade para representar a categoria docente. A manifestação da diretoria do Sindicato Nacional é uma resposta à nota publicada pela Proifes no último dia 7 de maio, na qual expressa solidariedade a Flávio Silva, seu vice-presidente, alegando que ele teria sido vítima de ato antissindical.
O ANDES-SN afirma que ingressou com ação judicial contra o dirigente por declarações caluniosas, que atingem diretamente a história e a atuação do Sindicato Nacional. Flávio Silva afirmou, de forma leviana, que o ANDES-SN “passa dinheiro das contribuições para o PSTU, PSOL & Conlutas” (sic). A acusação, sem qualquer prova, configura uma grave acusação de crime, já que a Lei 9.504/97 proíbe doações de entidades sindicais a partidos políticos. “Trata-se de uma grave acusação de crime federal cometido pelo ANDES-SN, pelo PSOL e pelo PSTU.”, destaca a diretoria.
O Sindicato Nacional alerta que, em um cenário marcado pela disseminação de notícias falsas e por tentativas de deslegitimação das lutas coletivas, é fundamental reafirmar o compromisso com os princípios democráticos e republicanos. “Se há algum ato antissindical, ele foi cometido pelo professor Flávio Silva. É importante lembrar que a afirmação foi realizada no meio de uma disputa eleitoral de um sindicato, ou seja, foi uma calúnia espalhada para tentar influenciar o resultado de uma eleição. Ao invés de priorizar disputa de ideias, preferiu espalhar calúnias sobre um sindicato, o ANDES-SN, que não estava envolvido na disputa”, pontua a entidade.
A nota finaliza conclamando a categoria docente a seguir firme na defesa de um sindicalismo combativo, autônomo e comprometido com os interesses da classe trabalhadora. “Basta de fake news! Só o ANDES-SN nos representa!”. Acesse aqui a nota na íntegra.
Fonte: ANDES-SN