top of page

Assembleia docente dá posse à nova diretoria da ADUFOP

Segunda-feira, 22 de maio, as/os docentes da UFOP reuniram-se em Assembleia para dar posse à nova diretoria e aos membros do conselho de representantes. A Assembleia foi realizada no Auditório do bloco de salas de aula, no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. As eleições ocorreram nos dias 10 e 11 de maio, em nove seções eleitorais espalhadas nos campi da UFOP, concomitantemente com as eleições para a Diretoria do ANDES-SN.


Kathiuça Bertollo, presidenta da entidade entre os anos de 2021 e 2023, parabenizou a chapa única "Para a luta, de mãos dadas", eleita para dirigir a seção sindical pelos próximos dois anos. Ela agradeceu aos membros da comissão eleitoral, em especial ao professor Fernando Abecê, que fez uma síntese do processo eleitoral.


Joana Amaral, presidenta eleita, agradeceu os votos e destacou: "Viemos de um período complicado nacionalmente, por dois fatores: tivemos a pandemia e um governo fascista que procurou de todas as formas desmantelar os sindicatos, os movimentos sociais e a classe trabalhadora de uma forma geral. E, de certa forma, isso é um reflexo do que a gente vê. O panorama geral melhora um pouco com a derrocada de Bolsonaro nas urnas, mas a luta ainda é muito grande”. Joana também ressaltou a importância de ter uma conselheira do ICEA, fazendo uma conexão com o campus de João Monlevade.


Davi Perez, 1º tesoureiro, complementou: "Temos um desafio colocado diante da conjuntura. Conseguimos barrar o fascismo eleitoralmente através de uma articulação mais ampla e democrática, porém ainda existem imensos desafios para a construção de uma alternativa. O arcabouço fiscal impõe uma margem de manobra muito estreita e, se quisermos avançar - inclusive no sentido de impedir que o fascismo continue crescendo e sendo apresentado como alternativa para parte da população, precisamos ultrapassar os limites atuais. O desafio está aí. Devemos manter o que for necessário para impedir o avanço do fascismo, mas também tentar avançar na construção de alternativas reais.”


A nova diretoria da ADUFOP é composta pelas/os professoras/es: presidente Joana Amaral (ENUT), vice-presidente Rodrigo Ribeiro (ICSA), 1ª secretária Anelise Andrade (ENUT), 2º secretário Rodrigo Martoni (EDTM), 1º tesoureiro Davi Perez (ICSA) e 2ª tesoureira Deborah Pessoa (ICSA).


Para o Conselho de Representantes foram eleitas/os professoras/es: Rodrigo Nogueira (Escola de Minas); Érika Cardoso dos Reis, Maria Tereza de Freitas e Renata Nascimento de Freitas (Escola de Nutrição); Clarissa Rodrigues (ICEB); Marcelo Donizete (ICHS); André Luiz Monteiro Mayer, Kathiuça Bertollo e Marlon Garcia da Silva (ICSA); Eva Bessa Soares (ICEA).



Comments


bottom of page